Vem aí a 1ª fase da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais – Campus União da Vitória

olimpíada de matemática

Vem aí a 1ª fase da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

Neste domingo (25) ocorrerá a prova da primeira fase da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais -Omif, uma competição de Matemática direcionada para alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica brasileira.

A Omif será realizada em duas etapas, a primeira fase em 25 de outubro, com uma prova on-line, e a segunda fase, agendada para os dias 20, 21 e 22 de novembro, constituída por um evento virtual com palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais, entre outras ações, por meio dos veículos de comunicação como o Youtube e o Google Meet. Excepcionalmente, em 2020, devido à pandemia do Covid-19, a Omif será realizada totalmente on-line.

A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais, que está na sua 3ª edição, surgiu a partir da parceria entre o IFSuldeminas (Campus Muzambinho) e o IFRN (Campus Natal-Central), com o objetivo de fazer a Omif como projeto comunitário e de extensão da Rede Federal.

Podem participar da OMIF os alunos regularmente matriculados nos cursos de Informática e Meio Ambiente Integrados ao Ensino Médio do Campus União da Vitória. A prova é gratuita e a participação voluntária.

Sobre a prova da primeira fase

O link para a realização da prova será postado no mural do Google Classroom de cada turma no domingo (25), às 14 horas, e ficará ativo até às 20h, com o tempo estimado para a resolução das questões de 2 horas. A orientação é que os estudantes não deixem para fazer a prova na última hora, devido a eventuais problemas de conexão à internet que interfiram na conclusão da atividade.

A prova será composta de 15 questões com 5 alternativas cada, sendo: 5 questões de nível 1 (valendo 3 pontos cada), 5 questões de nível 2 (valendo 4 pontos cada) e 5 questões de nível 3 (valendo 5 pontos cada). A nota final do aluno corresponderá a um número inteiro de 0 a 60 pontos.

Cada aluno terá uma única nota, referente à pontuação obtida na 1ª fase. Os alunos que participarem da 1ª fase serão ranqueados conforme suas notas, e serão concedidos certificados em formato digital referentes à premiação de medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa. Os resultados serão divulgados no evento da 2ª fase.

O regulamento e outras informações podem ser consultados no site.