Últimos dias de inscrição para os cursos técnicos do IFPR – Campus União da Vitória

processo seletivo

Últimos dias de inscrição para os cursos técnicos do IFPR

Neste ano, devido à pandemia, a seleção será feita por meio de sorteio público; no total, são ofertadas 3.015 vagas, distribuídas entre 25 campi da instituição

Termina na segunda-feira (8) o prazo de inscrições para os cursos técnicos presenciais de nível médio do IFPR. Neste ano, devido à pandemia de covid-19, não haverá provas presenciais. A seleção será realizada por sorteios públicos, marcados para os três primeiros dias de março.

As inscrições custam R$ 25 e devem ser realizadas pela página do Processo Seletivo IFPR 2020/2021.

Isenção do pagamento da taxa de inscrição

Nesta terça-feira (2), foi publicado o resultado dos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição. Não haverá prazo de recursos ao resultado e os candidatos que tiveram as solicitações indeferidas devem realizar o pagamento de R$ 25 até o dia 9 de março.

Cursos técnicos

Os cursos técnicos de nível médio, na modalidade presencial, são ofertados nas formas integrada (para quem já tenha concluído o Ensino Fundamental) e subsequente (para quem já tenha concluído o Ensino Médio).

As duas formas conferem habilitação profissional técnica de nível médio, porém, nos integrados, essa habilitação é adquirida ao mesmo tempo em que o estudante cursa o Ensino Médio, ou seja, em um curso integrado, com uma única matrícula na instituição, é possível obter o diploma do Ensino Médio e o certificado de um curso técnico.

Cidades

No total, são ofertadas 3.015 vagas, em diversos cursos dos campi Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Quedas do Iguaçu, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

Inclusão social

O IFPR destina 80% das suas vagas à inclusão social.

Há vagas reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas; que sejam de família de baixa renda; autodeclarados pretos ou pardos; indígenas e/ou com deficiência.

O detalhamento do sistema de cotas adotado pelo IFPR está disponível na página do Processo Seletivo.

Cursos superiores

Por enquanto, o Processo Seletivo IFPR 2020/2021 diz respeito apenas às vagas de nível médio do IFPR. A seleção para os cursos de nível superior está prevista para maio de 2021, em um processo que utilizará o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).