Trabalhos e apresentações culturais dos alunos do IFPR marcam 1.ª Mipeec em União da Vitória – Campus União da Vitória

Mipeec

Pôsteres, maquetes, modelos, artesanato, apresentações artísticas foram expostas nos dois dias da 1.ª Mostra de Cursos e Mostra de Inovação, Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura (Mipeec), realizada pelo Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Durante o evento, foram apresentados para a comunidade de União da Vitória e Porto União (SC) os resultados dos trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre de 2015, por alunos e professores dos cursos ofertados pelo Campus.

Mais de 230 visitantes, entre alunos de cinco escolas da região, pais e comunidade em geral passaram pelo Centro de Convivência da Terceira Idade Jairo Luiz Durek, localizado no Bairro Panorama, Distrito de São Cristóvão. Servidores do Campus Irati também visitaram as Mostras, que tiveram a colaboração da professora de informática Thalita Scharr Rodrigues Pimenta, e do Técnico de Laboratório de Informática, Adilson de Oliveira Pimenta Junior, daquele campus, demonstrando atividades de robótica durante o evento.

Para a Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Fabiane da Silva, o evento foi um sucesso. “A expectativa em relação a apresentação e qualidade dos trabalhos foram superadas, também tivemos o enriquecimento do evento com as apresentações culturais, de teatro, música e dança”, avalia.

SELEÇÃO

Entre os 18 trabalhos apresentados na Mipeec e inscritos no Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin), oito foram selecionados para participar do evento promovido pelo IFPR, que este ano será realizado em Paranaguá, de 19 a 22 de outubro.

–  1905: quando os trilhos foram mais que caminhos – Aline Bueno, Vitor Marcos Gregório (orientador)

– A degradação dos solos em União da Vitória/PR – Amanda Gelinski Loures das Chagas, João Vitor Pires, Letícia Skubisz, Matheus Eliel Rodrigues de Oliveira, Sabrina Marschalk Kaminski, Patrícia Baliski (orientadora)

– Avifauna da Região do Médio Vale do Iguaçu – Vítor Eduardo de Almeida, Mikael Pietro Posselt, Leo Eduardo de Oliveira Meyer, Rafael Alves Platz, Rosana Maria Frey (orientadora)

– Desenvolvimento de aplicativos utilizando APP Inventor para disciplina de biologia – Luana Milena Marques, Taynara de Fátima Zatorski, Vanessa Fernanda Glovacki, Rosana Maria Frey (orientadora), Thalita Scharr Rodrigues Pimenta (orientadora)

– Diálogos entre literatura, cinema e filosofia – Jenifer Gabrieli Maia Vergopolan, Marcela Letícia Turek, Alessandra Bernardes Bender (orientadora), Cybelle Martins de Lara Cardozo (colaboradora), Eduardo Ramos Coimbra de Souza (colaborador), Mara Regina Gregório Kusma (colaboradora)

– Oficina de matemática – Ana Paula Zielinski, Fernanda Victória Epifânio, Nicole Schulz Marques, Ederson Marcelino da Silva (orientador)

– O uso computacional interativo como recurso virtual didático no ensino de ciências – Felipe Rodrigues, Luiz Sérgio Soares da Silva (orientador), Fabiane Soares dos Santos da Silva (colaboradora)

– Vida Após a Morte: a Técnica de Mumificação do Egito Antigo – Nicole Schulz Marques, Vitor Marcos Gregório (orientador)

No momento da divulgação, a Diretora de Ensino parabenizou os alunos e disse que, independente dos nomes divulgados, os escolhidos representarão a riqueza de todos os trabalhos apresentados. “A desenvoltura de todos me causou uma boa surpresa. Nossa meta como escola está sendo atingida”, afirma.

A Diretora Geral do Campus, professora Patrícia Bortolini, que fez parte da comissão avaliadora dos trabalhos, ressaltou os comentários positivos que ouviu sobre os trabalhos, e admitiu não ter sido fácil avaliá-los. “A missão dos escolhidos agora é aperfeiçoar sua pesquisa”, orientou.

Se²pin

O Se²pin é um evento anual organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) do IFPR, e apoiado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens), com o objetivo de promover o encontro de pesquisadores e extensionistas de toda a Instituição, possibilitando e estimulando a divulgação de seus trabalhos e a troca de experiências.

O Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, professor Ezequiel Burkarter, esteve presente no evento, no sábado pela manhã, acompanhado do Diretor Geral do Campus Curitiba, professor Adriano Willian da Silva.

O professor Burkarter anunciou que a intenção de eventos como esse é criar a cultura de apresentar trabalhos. Chamou a atenção sobre a maturidade dos trabalhos apresentados, e frisou que em alguns anos isso vai fazer a diferença na vida desses alunos, que hoje ainda estão no primeiro ano do Ensino Médio.