Semana da Consciência Negra será realizada no Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

consciência negra

Semana da Consciência Negra será realizada no Campus União da Vitória

Publicado em

Copiado!

O Campus União da Vitória, promove, dos dias 17 a 22 de novembro, a Semana da Consciência Negra. As atividades serão organizadas pelo
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas -Neabi, da unidade.

O evento inicia na quinta-feira (17), com uma roda de conversa sobre samba, com o integrante do Grupo Maestria, Gil Mondini.

Já na sexta-feira (18), será a vez da palestra Combatendo o preconceito com conhecimento, com a Yalorixá, mãe Dulce de Iemanjá.

O encerramento da Semana será no dia 22, com a conversa Contestado e ocupação do Vale Iguaçu, com o professor de história, Vitor Gregório.

Sobre o Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que deu a vida lutando para preservar o modo de vida dos escravos que conseguiam fugir dos lugares onde eram mantidos contra a sua vontade.

A data surgiu para o reconhecimento dos negros, suas lutas, conquistas e tudo o que passaram desde o período colonial do Brasil. Além disso, serve para homenagear aqueles que lutaram pelos direitos da etnia e seus principais feitos.

Topo