Se²pin 2019 é cancelado – Campus União da Vitória

Ensino

Se²pin 2019 é cancelado

Publicado em

Copiado!

A edição 2019 do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin) do IFPR, que seria em Campo Largo, foi cancelada na última reunião extraordinária do Colégio de Dirigentes (Codir), realizada por meio de videoconferência, entre reitor pro tempore, pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores de campi,  no dia 24 de setembro. A reunião teve como pauta única orçamento 2019/2020.

A decisão considerou o bloqueio de orçamento as instituições federais de ensino que impactou em 36% do orçamento discricionário, em ações como capacitação e funcionamento (custeio, investimento e expansão). Os recursos financeiros planejados para a realização do evento foram destinados para o funcionamento dos campi na reunião do Colégio de Dirigentes realizada em 14 de agosto.

Ajustes foram realizados internamente visando minimizar os impactos nas atividades-fim do IFPR, dentre eles: o enxugamento de custos de funcionamento e realocação de recursos entre campi ou destinações específicas.  O cancelamento do Se²pin, após sua suspensão em reunião realizada em 06 de junho,  foi apenas uma das decisões tomadas pelo colégio de dirigentes (Codir) com a intenção de ajustar o orçamento da instituição. A decisão também foi informada na última reunião do Conselho Superior, após questionamento de um dos representantes discentes. Na ocasião, o reitor pro tempore Odacir Zanatta explicou que o envio da delegação de estudantes para os Jogos Nacionais e os Jogos do IFPR, em Palmas, estão mantidos.

Jogos do IFPR em 2019 estão previstos para 10 de dezembro

Conforme deliberação da reunião ordinária do Colégio de Dirigentes de 14 de agosto, caso fossem encontradas alternativas para dispor de recursos financeiros de outras fontes, que não o Fundo de Desenvolvimento Institucional (FDI) do IFPR,  haveria possibilidade de manutenção dos eventos, a partir de uma análise específica. Diante das características e peculiaridades relacionadas ao planejamento, organização e realização dos Jogos do IFPR 2019, o evento está previsto para ocorrer entre 10 e 14 de dezembro, em Palmas/PR.

A Reitoria do IFPR e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) continuam empreendendo ações para sensibilizar o Ministério da Educação para a liberação total dos recursos destinados para o IFPR.

Topo