Reordenamento do IFPR é tratado em reunião com o MEC; consulta pública estará aberta à comunidade – Campus União da Vitória

Rede Federal

No dia 30 de agosto, o Ministério da Educação (MEC), com iniciativa do ministro Milton Ribeiro, convocou reunião para tratar sobre uma proposta de reordenamento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Na proposta há previsão de criação de dez novos institutos federais em todo o país, por meio de reorganização territorial de algumas instituições. No caso do Paraná, o MEC propõe a criação de mais um instituto federal, a partir do reordenamento dos 26 campi do IFPR.

Segundo o MEC, o reordenamento das unidades proporcionaria a melhoria no atendimento às necessidades dos campi pelas novas reitorias, visto que, com menos campi, é possível um atendimento mais próximo das necessidades de cada unidade.

Em se tratando do IFPR, a proposta será apresentada aos estudantes, técnicos administrativos e docentes por meio de consulta pública, para que a gestão do IFPR possa observar a opinião da comunidade sobre o tema.

Veja o vídeo do reitor do IFPR falando sobre o tema e a consulta pública.

“Por força do nosso compromisso com uma gestão democrática e participativa, temos de ouvir os estudantes, docentes e técnicos administrativos para definir uma posição sobre esse tema tão complexo”, comenta Odacir Antonio Zanatta, reitor do Instituto Federal do Paraná.

Participaram da reunião, além do IFPR, o Instituto Federal da Bahia (IFBA), Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Instituto Federal do Pará (IFPA), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e o Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

Consulta pública

A consulta pública estará aberta das 23h59 desta sexta-feira (10) às 23h59 do dia 14 de setembro. Estudantes, técnicos administrativos e docentes podem participar acessando o link recebido no e-mail.

Em caso de dúvidas, enviar e-mail para dtic@ifpr.edu.br.