Projetos do Campus União da Vitória são apresentados no EnAProC 2020 – Campus União da Vitória

eventos externos

Projetos do Campus União da Vitória são apresentados no EnAProC 2020

A equipe que compõe o projeto de ensino Abordagem Intercultural no Ensino de Línguas: pesquisa e produção de material didático para o Curso de Formação Inicial e Continuada de Inglês Intermediário, participou, no dia 28 de outubro, do Encontro Anual de Produção Científica – EnAProC, realizado pelo Centro Universitário de União da Vitória.

O grupo, composto pelos estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Rhyan Stephanowicz e Bruno Muller, do quarto ano e Lucas Zapotoczny do terceiro ano, com coordenação da professora de língua inglesa, Alessandra Bender, realizaram uma apresentação no evento, que ocorreu de forma virtual neste ano, falando sobre o projeto e discorrendo sobre sua importância na comunidade local.

“É muito gratificante ver a apresentação do nosso projeto de pesquisa em um evento local e poder perceber a desenvoltura de nossos estudantes. Este intercâmbio de conhecimentos é essencial tanto para os professores e alunos quanto para o progresso da ciência em nosso país. Esperamos participar ainda de muitos outros”, falou Bender.

De acordo com a coordenadora, o projeto tem como objetivo acabar com a visão limitada de que, ao usarmos o inglês, estamos nos subjugando à outra língua ou nação e rejeitando a nossa cultura; trazendo a compreensão de que o processo de aprendizagem de uma língua adicional promove o acesso a outros modos de ver e compreender a realidade, fazendo com que sejamos capazes de reconstruir nossa própria identidade de uma forma mais ampla.

“O projeto serviu como uma forma de expandir meus conhecimentos a respeito da interculturalidade. Por mais que eu tivesse uma visão mais aberta do assunto, o projeto agregou muito pra minha bagagem sociocultural”, afirmou Stephanowicz.

Para o estudante Lucas Zapotoczny, o evento representou uma oportunidade de entrar em contato com outros projetos de estudantes do ensino médio e, ao mesmo tempo, poder apresentar um projeto próprio em um evento científico organizado por uma universidade da cidade. “Sem dúvida foi um privilégio para mim. É muito bom ver que, apesar do difícil momento em que vivemos na educação, ainda existem pessoas resistindo e organizando eventos locais que procuraram celebrar e reconhecer a pesquisa científica e os pesquisadores brasileiros”, declarou.

O EnAProC é um evento anual e destina-se à apresentação de trabalhos de pesquisa, concluídos ou em andamento. O Campus União da Vitória têm participado do evento desde 2016, promovendo os trabalhos desenvolvidos na unidade. Além do projeto de inglês, o campus ainda participou com a pesquisa Nem Louca, Nem Instável: Cíclica – Ressignificando Discursos.