Projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura são destaque na II Mipeec do IFPR Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

Mais de 30 projetos de ensino, pesquisa e extensão, manifestações culturais como teatro e dança foram apresentadas nos dois dias da II Mostra de Inovação, Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura (Mipeec), realizada no Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O objetivo do evento é divulgar os resultados dos trabalhos desenvolvidos por alunos e professores.

Mais de 600 visitantes, entre alunos de escolas da região, pais e comunidade em geral visitaram a sede do Campus, localizado no bairro São Bráz, Distrito de São Cristóvão nos dois dias do evento.

Entidades de União da Vitória, Porto União e de Paulo Frontin enriqueceram o evento com apresentações culturais. Na manhã de sexta-feira, a Apae de União da Vitória emocionou com apresentações musicais e de dança; na tarde de sexta-feira, a Escola de Educação Básica Germano Wagenführ, de Porto União, trouxe uma mensagem de conscientização sobre a violência contra a mulher, por meio de uma peça teatral; na noite de sexta-feira, a graça ficou por conta da apresentação musical dos alunos do curso FIC de Espanhol Básico, que caracterizados como personagens da série Chavo del ocho (Chaves), cantaram e representaram a música Que bonita vencidad, por duas vezes; e para finalizar a parte cultural do evento, um grupo de dança de Paulo Frontin animou a manhã de sábado, com apresentações de dança ucraniana e hip hop.

Para a presidente da Comissão Organizadora do evento, professora Maria Martins Barbosa, o evento foi um sucesso. “Tivemos a participação de alunos, professores e técnicos na apresentação de trabalhos. Percebemos que o evento foi um incentivo para que, principalmente, os alunos continuem pesquisando. A colaboração de todos foi muito importante para o sucesso do evento”, avalia.

Seleção

Entre os 35 trabalhos apresentados na Mipeec, seis foram premiados, com as melhores notas da comissão avaliadora, e desses, quatro serão apresentados no Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin), evento promovido pelo IFPR, que este ano será realizado Campus Cascavel, de 17 a 20 de outubro.

Slender logical: um jogo de raciocínio – Rafael Francisco Cecchin, Luan Victor Geller Turkot, Douglas Lusa Krug (orientador)
Ilex paraguariensis: extração de cafeína da erva-mate  – Luana Milena Marques, Drielly Nayara Oleksziszen Salin (orientadora) e Flavia Leticia Moissa (co-orientadora)
– Terremotos: causas e efeitos – Letícia Bianca dos Passos, Patrícia Baliski (orientadora)
– Construção de coleção entomológica como instrumento didático-científico  para aulas de Ciências Biológicas – Marlon Frederico Schwebel, Rosana Maria Frey (orientadora), Patrícia Cambrussi Bortolini (co-orientadora)
– Identidade em ruínas: uma questão de preservação – Aline Bueno, Vitor Marcos Gregório (orientador)
– Um grito de socorro: a saga dos refugiados em sua nova vida no Brasil – Amanda Chagas, Vitor Marcos Gregório (orientador)

O Prêmio Aclamação Popular para o vídeo mais visualizado no canal da Mipeec foi para o projeto Trena com roda, dos alunos Kauana Gabriele Pereira e Alan Gabriel Cordeiro Matulle, orientados pelo professor Ederson Marcelino da Silva, com mais de 200 visualizações.