Cesta Básica representativa dos municípios – Campus União da Vitória
Projeto Pesquisa da Cesta Básica de Porto União da Vitória Cesta Básica representativa dos municípios

Cesta Básica representativa dos municípios

Atualizado em

O processo de escolha dos itens que compõem a cesta básica apresenta características distintas devido as diversas particularidades das regiões brasileiras. A Lei do salário mínimo de 1938, trouxe acoplada a instituição da Ração Essencial e desde está época diversas cestas básicas têm sido constituídas no Brasil.

A escolha de uma única cesta básica que atende aos dois municípios é justificada pela extrema proximidade de ambos, separadas pelos trilhos da linha férrea. As cidades são conhecidas como as gêmeas do Iguaçu e seus moradores compartilham as vivências do cotidiano.

A cesta básica representativa dos municípios de Porto União e União da Vitória, diferencia-se da cesta básica do Decreto Lei n° 399, de 30 de abril de 1938, por abranger itens de higiene pessoal e limpeza, além de outros produtos alimentícios.

Como a cesta básica do Decreto Lei n° 399, retrata padrões de vida e de consumo da década de 30, foi necessário atualizar a lista de itens para os padrões atuais. Dessa forma, elaboramos a cesta básica representativa das características locais de consumo de Porto União e União da Vitória.

A lista de itens que compõem essa cesta básica foi obtida a partir da aplicação de um questionário para pessoas de 365 domicílios desses dois municípios nos meses de setembro, outubro e novembro de 2019. Como resultado desse questionário obteve-se uma lista de 41 itens em quantidades suficientes, para garantir, durante um mês, o sustento e bem-estar de uma família composta por quatro pessoas, dois adultos e duas crianças, que por hipótese consomem como um adulto.

A quantidade mensal de cada item da cesta básica, foi estimada a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares da Região Sul e da cidade de Curitiba – 2008 e 2009, realizada pelo IBGE, dados do PROCON de São Paulo e de outros estados e pesquisas realizadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. A estrutura da cesta básica representativa dos municípios, bem como a sua quantidade mensal, encontra-se na Tabela 1.

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.