Projeto do Campus União da Vitória realiza levantamento de preços de produtos da cesta básica local – Campus União da Vitória

Projeto de Ensino

Definir os itens que compõem a cesta básica dentro das características locais de consumo de União da Vitória e Porto União, bem como o seu custo e variação mensal para o consumidor. Esse é o objetivo do projeto desenvolvido pelo professor de matemática do Campus União da Vitória, Jean Adacheski.

Durante o ano de 2019, a equipe, que conta com a colaboração dos estudantes do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Diego Penteado, Igor Przybysz e Marcelo Bender, do curso de Agronomia, Andressa Tremba, Giulia Zimolong e Jaqueline Zimolong e do professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Airton Kist, realizou entrevistas em 365 domicílios das duas cidades para levantar informações sobre quais alimentos são considerados essenciais e consumidos pelas famílias durante o mês.

O grupo também realizou um levantamento dos critérios considerados importantes pela população na escolha dos estabelecimentos comerciais e dos alimentos adquiridos.

“Utilizamos a metodologia definida em janeiro de 2016, pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, órgão responsável pela pesquisa da cesta básica em todas as capitais brasileiras, mas de forma adaptada a realidade local e também dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares e do censo 2010, realizada pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística”, explica Adacheski.

Após a definição da cesta básica, a equipe iniciou o levantamento dos preços desses produtos, permitindo acompanhar o comportamento do poder aquisitivo do salário mínimo vigente comparado ao salário mínimo necessário para cobrir os custos de vida de uma família com 04 pessoas, dois adultos e duas crianças

“O resultado dessa pesquisa trará o custo médio da cesta básica, o índice de variação mês a mês, o número de horas necessárias ao trabalhador que ganha um salário mínimo para a sua aquisição e o salário mínimo necessário para que uma família com quatro pessoas possa contemplar as suas necessidades básicas de acordo com os preceitos constitucionais”, esclarece Adacheski.

A primeira pesquisa de preços foi realizada no mês de março deste ano, e pode ser conferida clicando no link. O objetivo da equipe é divulgar um boletim informativo mensal que poderá ser utilizado pela população para visualizar a flutuação de preços dos itens que compõe a cesta básica.

Boletim Informativo n° 1 – PESQUISA DA CESTA BÁSICA DE ALIMENTOS DOS MUNICÍPIOS DE PORTO UNIÃO E UNIÃO DA VITÓRIA