Projeto de leitura virtual de histórias é realizado por grupo do Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

COVID-19

Projeto de leitura virtual de histórias é realizado por grupo do Campus União da Vitória

Publicado em

Copiado!

Momentos de leveza e de mergulho no universo mágico da literatura, mesmo em meio ao atual cenário de pandemia que estamos vivendo. Este é o objetivo da ação realizada pelos integrantes do projeto de extensão Contadores de Histórias: uma proposta cultural e literária, promovido pela Seção de Biblioteca do Campus União da Vitória, que vem realizando contação de histórias virtuais por meio da rede social Facebook.

A atividade consiste na publicação de vídeos com os textos que o grupo utiliza nas visitas presenciais realizadas em escolas e outras instituições, e que agora, por meio da rede social, podem ser assistidas pela comunidade e reproduzidas para crianças e familiares que encontram-se em isolamento social, devido às ações de prevenção de Covid-19.

“Nosso objetivo é permitir que nossos leitores possam apreciar as histórias, buscando incentivar o hábito da leitura e demonstrando a beleza literária presente nos textos, que são direcionados tanto a crianças quanto a adultos. É um universo mágico, criativo e lúdico da literatura, que não tem idade, pois as histórias encantam a todos os leitores”, conta a auxiliar de biblioteca e coordenadora do projeto, Viviane Traversin.

O próximo passo do projeto será convidar o público a gravar seus próprios vídeos lendo ou contando histórias, e também divulgando os textos de sua autoria, como uma forma de demonstrar que todo leitor pode ser um escritor. Os materiais enviados serão publicados na página.

“A ideia é disseminar a leitura, a produção escrita, incentivar a criatividade e propor um momento em família. Além de ser uma ótima forma de ocupar um pouco do nosso tempo, fugir da realidade e entrarmos no mundo literário, seja como leitores ou escritores”, explica Viviane.

Os vídeos estão disponíveis na página da Biblioteca no Facebook, e será divulgado também na página oficial do campus na rede social.

Topo