Projeto de estudantes do Campus União da Vitória visa divulgação de produtos rurais locais – Campus União da Vitória

Projeto de Ensino

Com foco na agricultura familiar rural, o projeto visa divulgar e incentivar o comércio dos itens dos pequenos produtores

Filhas de produtores rurais, as estudantes do terceiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Adrieli Polsin, Dirceli de Gois e Maísa de Oliveira, estão desenvolvendo o projeto HF: conectando o Cinturão Verde, que tem como objetivo a valorização e divulgação dos produtos da agricultura familiar rural do Vale do Iguaçu.

O projeto iniciou em 2017 com uma pesquisa realizada por meio da aplicação de questionários que visavam conhecer o perfil dos consumidores da cidade e constatou que, por falta de divulgação, os produtos da agricultura familiar rural, comercializados em feiras e mercados do município, eram praticamente desconhecidos dos consumidores.

A pesquisa trouxe, também, resultados que fomentaram a discussão sobre o assunto no âmbito regional, considerando que a região do Vale do Iguaçu possui cerca de 88% dos estabelecimentos rurais vinculados à agricultura familiar.

“Os produtos desses agricultores são de excelente qualidade e orgânicos, mas não são conhecidos do público da cidade, especialmente dos jovens, que não costumam frequentar as feiras ao ar livre. Acreditamos que nosso projeto pode auxiliar fazendo com que esses produtos se tornem populares e sejam adquiridos com frequência”, explica Dirceli.

Outro resultado significativo desta pesquisa, foi a criação de um selo de identificação dos produtos locais, o Cinturão Verde do Vale do Iguaçu. Atualmente, este selo pode ser encontrado nos alimentos vendidos nas feiras livres e supermercados que fazem parte desta parceria, e já conta com a participação de mais de 190 produtores.

O próximo passo do projeto é a criação de uma página na internet para melhor divulgação desses itens. No site, as estudantes pretendem, além de apresentar os produtos, contar a história do produtor, a forma de cultivo e fabricação e os locais onde os artigos podem ser encontrados.

“Conhecemos a forma de cultivo utilizada pelos agricultores familiares, pois somos oriundas do campo. Eu, por exemplo, ajudo meus pais na cultura de morangos, e por isso sabemos que a popularização desses produtos pode ser benéfico tanto para os agricultores como para quem deseja consumir itens orgânicos, livres de conservantes e de qualidade”, afirma Maísa.

O projeto HF: conectando o Cinturão Verde foi apresentado na V Mostra de Inovação, Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura – Mipeec, do Campus União da Vitória, realizada nos dias 12 e 13 de setembro, e atraiu a atenção do público que prestigiou o evento.

“A Mipeec nos proporcionou a oportunidade de divulgar o projeto HF e sua importância na agricultura familiar e mostrar a relevância do nosso projeto para a comunidade de União da Vitória e região”, afirmou Adrieli.

O site está previsto para ser lançado até o mês de dezembro deste ano e já está em fase de finalização.