/ NOTÍCIAS / Professoras do Campus União da Vitória realizam palestra sobre meio ambiente em evento realizado por colégio estadual

Professoras do Campus União da Vitória realizam palestra sobre meio ambiente em evento realizado por colégio estadual

Publicado em

A professora de Biologia, Rosana Maria Frey, e a professora de Geografia, Patrícia Baliski, do Campus União da Vitória, do Instituto Federal do Paraná, realizaram a palestra Mídia e ecologia: reflexões entre o discurso e a prática, durante a XI Jornada do Meio Ambiente, realizada no Colégio Estadual Túlio de França, União da Vitória, entre os dias 21 e 25 de setembro.

As professoras abordaram a necessidade de maior discussão e reflexão sobre a forma como os meios de comunicação utilizam a propaganda com apelo ambiental. Segundo a professora Rosana, esse é o ponto de contato entre empresas e consumidores. “Criou-se a cultura da sustentabilidade, um fruto da estratégia mercadológica das organizações, que se utilizam de ferramentas de Marketing e Comunicação para dar resposta à crise ambiental. Banalizou-se o conceito de Ecologia, sendo utilizada amplamente pela mídia, que acaba assim perdendo seu sentido semântico”, explica.

O evento voltado, principalmente, aos alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, foi coordenado pelo professor de Biologia, Gilivã Antonio Fridrich, com o objetivo de promover debate sobre questões relacionadas ao Meio Ambiente.

As palestras foram realizadas no período noturno, e, além da temática abordada pelas professoras do IFPR, o Secretário Municipal de Meio Ambiente do município de União da Vitória, Sidnei Cieslak, falou sobre Ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no município de União da Vitória; os professores do campus União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Charles Santiago e Marcel da Silva, falaram sobre O curso do meio ambiente e o mundo do trabalho; a professora do Campus União da Vitória da Unespar, Lutécia da Cruz, falou sobre A química e os poluentes do século XXI: a qualidade da água e tratamento avançado de resíduos; e o presidente da Comissão Regional Permanente de Prevenção Contra Enchentes do Rio Iguaçu (Corpreri), Dago Woehl, falou sobre o tema Convivendo com enchentes.

Além das palestras, os alunos puderam participar de oficinas, realizadas no período da tarde, sobre os temas Ambientes subterrâneos, Educação Ambiental em ação, Minhocultura e compostagem e Análise de água.

A professora Patrícia avalia que as relações com a comunidade escolar da região são importantes para a inserção do Campus União da Vitória do IFPR na comunidade, contribuindo com a realidade local.

Av. Paula Freitas, 2800,  Bairro São Braz – CEP 84603-264 – União da Vitória – PR

Topo