Professoras do Campus União da Vitória realizam palestra sobre meio ambiente em evento realizado por colégio estadual – Campus União da Vitória

A professora de Biologia, Rosana Maria Frey, e a professora de Geografia, Patrícia Baliski, do Campus União da Vitória, do Instituto Federal do Paraná, realizaram a palestra Mídia e ecologia: reflexões entre o discurso e a prática, durante a XI Jornada do Meio Ambiente, realizada no Colégio Estadual Túlio de França, União da Vitória, entre os dias 21 e 25 de setembro.

As professoras abordaram a necessidade de maior discussão e reflexão sobre a forma como os meios de comunicação utilizam a propaganda com apelo ambiental. Segundo a professora Rosana, esse é o ponto de contato entre empresas e consumidores. “Criou-se a cultura da sustentabilidade, um fruto da estratégia mercadológica das organizações, que se utilizam de ferramentas de Marketing e Comunicação para dar resposta à crise ambiental. Banalizou-se o conceito de Ecologia, sendo utilizada amplamente pela mídia, que acaba assim perdendo seu sentido semântico”, explica.

O evento voltado, principalmente, aos alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, foi coordenado pelo professor de Biologia, Gilivã Antonio Fridrich, com o objetivo de promover debate sobre questões relacionadas ao Meio Ambiente.

As palestras foram realizadas no período noturno, e, além da temática abordada pelas professoras do IFPR, o Secretário Municipal de Meio Ambiente do município de União da Vitória, Sidnei Cieslak, falou sobre Ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no município de União da Vitória; os professores do campus União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Charles Santiago e Marcel da Silva, falaram sobre O curso do meio ambiente e o mundo do trabalho; a professora do Campus União da Vitória da Unespar, Lutécia da Cruz, falou sobre A química e os poluentes do século XXI: a qualidade da água e tratamento avançado de resíduos; e o presidente da Comissão Regional Permanente de Prevenção Contra Enchentes do Rio Iguaçu (Corpreri), Dago Woehl, falou sobre o tema Convivendo com enchentes.

Além das palestras, os alunos puderam participar de oficinas, realizadas no período da tarde, sobre os temas Ambientes subterrâneos, Educação Ambiental em ação, Minhocultura e compostagem e Análise de água.

A professora Patrícia avalia que as relações com a comunidade escolar da região são importantes para a inserção do Campus União da Vitória do IFPR na comunidade, contribuindo com a realidade local.