Professor do Campus União da Vitória participa de evento sobre cultura afro-brasileira e indígena – Campus União da Vitória

Neabi

O Campus União da Vitória foi representado, pelo professor de história e integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena – Neabi, Edilson Brito, no evento Entre Algumas Outras Tecnologias, realizado, entre os dias 06 e 09 de novembro, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e pelo Instituto Federal do Paraná – IFPR.

O evento discutiu as novas abordagens sobre o conceito de moderno e de tecnológico, a partir da ótica da população negra e indígena. As atividades do colóquio foram descentralizadas e ocorreram em diferentes espaços, passando pela Cinemateca de Curitiba, a própria UTFPR, escolas estaduais e Aldeias indígenas.

Os participantes puderam aprender sobre a história da África e a tecnologia dos tambores, a produção de redes colaborativas para auxiliar na difusão de conhecimento para comunidades quilombolas, e os múltiplos significados da natureza para a etnia Kaingang. Além disso, foram exibidos documentários sobre as Ialorixás (Mães de Santo) curitibanas e sobre a cultura religiosa indígena.

“Participar do evento foi muito importante para estabelecer contatos e pensar em projetos futuros para o campus, assim como refletir sobre como observamos noções propagadas como modernas sem, muitas vezes, valorizar a tecnologia dos povos tradicionais”, avaliou Brito.