Primeira fase da OBMPEP será realizada na próxima semana no Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

OBMEP

Será realizada, na próxima terça-feira (29), a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, o evento é direcionado aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, de escolas públicas e privadas.

Excepcionalmente, em razão da pandemia de Covid-19, nesta edição, a OBMEP será realizada de forma remota, sendo composta por uma prova com 20 questões, valendo um ponto cada, totalizando 20 pontos. Os alunos com as maiores pontuações no Campus União da Vitória, serão classificados para a segunda fase da olímpiada, marcada para 06 de novembro.

Serão concedidas ao todo 50 medalhas de ouro, 250 medalhas de prata, 350 medalhas de bronze, e até 10.000 Certificados de Menção Honrosa para os alunos com as melhores pontuações na segunda fase na classificação nacional.

Aos 6.500 alunos de escolas públicas premiados na 16ª OBMEP com medalhas de ouro, prata ou bronze e matriculados em escolas públicas, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que inclui o recebimento de uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Além da premiação, desde 2019, algumas universidades brasileiras começaram a reservar vagas adicionais (vagas olímpicas) em cursos de graduação para estudantes classificados em olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais.

Os alunos premiados com medalha de ouro na OBMEP serão convidados para participar da Olímpiada Brasileira de Matemática (OBM) e as meninas também tem a oportunidade de participar do Torneio das Meninas na Matemática (TM²). A partir da OBM serão selecionados os candidatos para representar o Brasil na Olímpiada Internacional de Matemática.

Durante o ano letivo de 2021 estão programadas outras olímpiadas de Matemática:

Olímpiada Data Formato
OBMEP 1ª fase (classificação interna) 29/06 Remoto