Pesquisa realizada por aluna do Campus União da Vitória é finalista do IV Ficiência – Campus União da Vitória

Ficiências

O evento integra Brasil, Paraguai e Argentina, e mais de 300 trabalhos foram avaliados

A pesquisa intitulada 1905: quando trilhos foram mais que caminhos, da aluna Aline Bueno, do Campus União da Vitória, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), é finalista da IV Feira de Inovação, das Ciências e Engenharias (Ficiências). O trabalho mostra que a importância dos trilhos do trem para as Cidades Gêmeas de União da Vitória, PR e Porto União, SC, vai além do que simplesmente separar dois estados.

42

Aline Bueno e o professor Vitor Marcos Gregório na exposição realizada na I Mipeec

A autora da pesquisa é aluna do primeiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, e está sendo orientada pelo professor de História, Vitor Marcos Gregório. A IV Ficiências será realizada no Centro de Convenções, em Foz do Iguaçu, entre os dias 10 e 13 de novembro.

É dessa forma que, em seu primeiro ano de atuação em União da Vitória, com um curso regular, o novo Campus do IFPR mostra que veio para colaborar com o desenvolvimento da região. O professor orientador da pesquisa afirma estar surpreso com o resultado positivo alcançado, mas não por duvidar da comprovada capacidade da aluna, mas porque A Ficiência é um evento concorrido e o Campus está apenas iniciando sua trajetória. “Esse resultado mostra o potencial do Campus União da Vitória como polo educacional e lança o nome do Município como um centro de excelência em pesquisa, em âmbito internacional”, analisa.

A pesquisa finalista foi apresentada pela primeira vez durante a 1ª Mostra de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (Mipeec) do Campus União da Vitória, realizada nos dias 28 e 92 de agosto, e foi selecionada para participar do IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin), que será realizado em Paranaguá, de 19 a 22 de outubro.

Ficiências

A Ficiencias é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras com intuito de contribuir com a evolução no mundo das ciências. É também um local de troca de experiências, que aproxima estudantes e professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior do Paraná – Brasil; Alto Paraná, Canindeyu e Caaguazú – Paraguai; e a Província de Missiones – Argentina. A feira visa ainda promover a cultura científica, a experimentação, a disseminação e a popularização do método científico. Ao término do evento, as melhores pesquisas são premiadas e podem receber o acompanhamento de um professor de nível superior para continuar seus projetos. Assim, a Ficiencias pretende estimular, incentivar e valorizar os talentos em todas as áreas do conhecimento.