Pesquisa de professora do Campus União da Vitória recebe convite para integrar coleção temática de revista britânica – Campus União da Vitória

pesquisa

Professora Drielly Olekszyszen

O projeto de pesquisa da professora de química do Campus União da Vitória, Drielly Olekszyszen, foi convidado, recentemente, pelos editores da revista britânica Nanoscale para participar de uma coleção temática de alto nível sobre química, a ser lançada pela revista.

A pesquisa, intitulada “Core–shell PdCu bimetallic colloidal nanoparticles in Sonogashira cross-coupling reaction: mechanistic insights into the catalyst mode of action” livremente traduzido como “Nanopartículas bimetálicas caroço-casca de PdCu em reações de acoplamento Sonogashira: percepções mecanísticas sobre o modo de ação do catalisador”, é fruto do trabalho de pesquisa de doutoramento da professora e foi publicado no final de 2019 pela Nanoscale.

O projeto foi desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina, mas também contou com análises realizadas no Laboratório Nacional de Luz Síncroton, em Campinas, empregando o acelerador de partículas do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais.

Para Drielly, o convite foi motivo de alegria e reconhecimento pelo trabalho que vem desenvolvendo na área da química. “Ter um trabalho convidado a participar de uma coleção temática de uma revista de relevância mundial como a Nanoscale faz valer a pena todos os esforços empregados durante a realização desta pesquisa. E mostra que é possível atingir objetivos bem altos trabalhando com amor e dedicação”, comemora.

A relevância do trabalho está na captura de um intermediário de reação, até então apenas suposto para o mecanismo da reação atualmente aceito. Além disso, o estudo permitiu a comprovação do estado de oxidação do metal cocatalisador cobre no decurso da reação, outro dado inédito acerca do mecanismo dessa reação de importância industrial.

A coleção temática que será publicada pela Nanoscale terá como título a “Espectroscopia e espalhamento para química: novas possibilidades e desafios com instalações de grande escala”.

“Este convite é fato que enaltece a ciência realizada no Brasil, em tempos de desvalorização e ataques a pesquisadores e centros de pesquisa”, finaliza Drielly.

Sobre a revista Nanoscale

A nanoescala é uma revista internacional de alto impacto, que publica pesquisas de alta qualidade em nanociência e nanotecnologia. A Nanoscale publica uma mistura completa de artigos de pesquisa sobre trabalhos experimentais e teóricos, incluindo revisões, comunicações e trabalhos completos, desde 2009.

Altamente interdisciplinar, a Nanoescala inclui as áreas de física, química, biologia, medicina, materiais, energia / meio ambiente, tecnologia da informação, ciência de detecção, saúde e descoberta de medicamentos e eletrônica.

Modo de ação proposto para o catalisador bimetálico PdCu: