Oficina de robótica é realizada no Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

Oficina de robótica é realizada no Campus União da Vitória

Com o objetivo de difundir o conhecimento e o uso da robótica entre os estudantes de outras instituições, o Campus União da Vitória realizou, no dia 13 de junho, uma oficina de introdução à robótica para os alunos do ensino fundamental do Colégio Estadual São Cristóvão.

A oficina faz parte do projeto de pesquisa de robótica desenvolvido pelo professor de informática do campus, Douglas Krug, e visa auxiliar a turma de Altas Habilidades do Colégio São Cristóvão a iniciar os trabalhos com robótica na escola.

“Fomos procurados pela professora do Colégio São Cristóvão, Mary Petry, que já conhecia o nosso projeto e como ele é realizado no campus e surgiu a ideia dessa parceria, em que dividiremos conhecimento para que ela possa desenvolver o trabalho de robótica com seus alunos”, explica Douglas.

A atividade foi dividida em dois momentos, o primeiro em que os alunos conheceram a parte teórica da robótica e suas aplicações, e uma parte prática, utilizando o Arduíno. De acordo com o professor, novos encontros serão realizados para que os estudantes possam se aprofundar nos temas abordados.

A oficina contou com a colaboração dos alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Igor de Castro, Silvano Vaz Filho e Reuel Kulibaba, que já participam do projeto de robótica da unidade.

Segundo o professor, o auxílio dos estudantes do campus nesta oficina é proveitoso tanto para o projeto como para os próprios alunos. “Além de conhecer as técnicas, eles estão interagindo com os estudantes de outras instituições e desenvolvendo a habilidade de repassar o conhecimento ao próximo, o que julgo muito importante para a vida acadêmica e profissional”, avalia Douglas.