Neabi do IFPR divulga relatório institucional de atividades – Campus União da Vitória

Neabi

Neabi do IFPR divulga relatório institucional de atividades

Visando cumprir o proposto na Resolução nº 71, de 20 de dezembro de 2018 e apresentar o trabalho desenvolvido, foi publicado o Relatório Institucional de Atividades do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), com período de referência o ano de 2019.

Além de apresentar o quantitativo de representantes e membros, o documento traz informações sobre os eventos organizados (internos e externos), desenvolvimento de projetos de Extensão e Pesquisa, projetos fomentados com recursos financeiros da Pró-reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proeppi), além de uma lista com as bibliografias que envolvem as temáticas do núcleo disponíveis nas bibliotecas dos campi.

Neabi

Resolução nº 71 instituiu o regulamento dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi’s), no âmbito do IFPR. Os Neabi’s possuem o papel institucional de fomentar a formação, a produção de conhecimentos e a realização de ações que contribuam para a valorização da história, das identidades e culturas negras, africanas, afrodescendentes e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas) no IFPR e para a superação de diferentes formas de discriminação étnico-racial.

Buscam ainda atuar na consolidação das diretrizes e ações de Ensino, Pesquisa e Extensão voltadas para a educação das relações étnico-raciais, contribuindo para a promoção da igualdade racial, o combate ao racismo e à discriminação étnico-racial, implementação e cumprimento das leis 9.394/9610.639/03 e 11.645/08, nos respectivos campi do IFPR, em todos os níveis de ensino. Além disso, participam nas bancas de cotas dos processos seletivos e contribuem para a formação continuada dos servidores, dos estudantes e da comunidade externa em geral.

Os Neabi’s são constituídos pelo Neabi/Proeppi, sob a gestão da Pró-reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proeppi), e pelos Neabi’s/campi, subordinados às Diretorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus ou equivalente. Cada Neabi/campus é formado por um representante e membros, os quais são designados por meio de portarias das direções gerais. Entre os membros estão servidores docentes, técnicos-administrativos, estudantes e/ou representantes da comunidade.

“O Neabi contribui diretamente com o compromisso assumido pelo IFPR no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que indica entre seus valores a educação de qualidade e excelência, ética, inclusão social, respeito às características regionais, visão sistêmica, democracia, transparência, diversidade humana e cultural e valorização das pessoas”, aponta Mônica Luiza Simião Pinto, da diretoria de Extensão, Arte e Cultura (Diext).

As informações e dados do relatório foram levantados pelos representantes locais e membros, e a consolidação foi realizada pela Diretoria de Extensão, Arte e Cultura (Diext), sob responsabilidade de Mônica Luiza Simião Pinto, e da coordenadora de Extensão, Samanta Ramos dos Santos.