Mostra de Lançamento de Foguetes é realizada no Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

Mostra de Lançamento de Foguetes

Mostra de Lançamento de Foguetes é realizada no Campus União da Vitória

Fotografia do estudante do terceiro ano do curso Técnico em Informática, Breno Muller

Com uma disputa acirrada e competidores animados, foi realizada, no último sábado (23), a Mostra de Lançamento de Foguetes do Campus União da Vitória – Molfuva. O evento foi aberto ao público e contou com nove equipes, com no mínimo quatro integrantes cada uma, que disputaram na categoria de lançamento a distância.

As equipes que competiram participaram de oficinas preparatórias durantes os últimos três meses, a fim de aprender os conceitos que envolvem as disciplinas utilizadas na montagem e no lançamento dos protótipos. Os foguetes foram construídos pelos próprios estudantes, utilizando garrafas pet e água e ar comprimido como combustível. Todas as equipes utilizaram, tanto durante os testes quanto na competição, equipamentos de proteção.

Entre as equipes participantes, uma era formada por estudantes do Colégio Estadual Neusa Domit. Cada grupo teve direito a três lançamentos, sendo que o melhor lançamento foi o considerado para a competição.

“Os concorrentes eram muito bons, o que aumentou o nível da competição. O público se surpreendeu com as distâncias que os foguetes chegaram”, contou o professor de física da unidade e organizador do evento, Luiz Sérgio da Silva.

O primeiro lugar da disputa e medalha de ouro na competição ficou com a equipe Medea, composta pelos estudantes do terceiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Dirceli de Gois, Maísa de Oliveira, Elizandra Dalpra, Adrieli Polsin e Eduardo Presendo; o segundo lugar ficou com a equipe Winx, dos estudantes do terceiro ano do curso Técnico em Informática, Marcelly Wonsowski, Gabriela Vaz, Isadora de Mello e Murilo Ribeiro; e o terceiro lugar ficou com Sputnik, dos estudantes do segundo ano do curso Técnico em Informática, Samuel Schoemberger, Dérike Novak, Matheus Maidel, Gabriel Costa e Vitor Alvarenga.

Para o integrante da equipe Medea, que conquistou o primeiro lugar no evento, Eduardo Pressendo, o fato de poder experimentar de forma prática os conceitos vistos em sala de aula é importante para ampliar o conhecimento adquirido na disciplina de física. “Desde a oficina de montagem até o lançamento dos foguetes, tudo foi uma experiência ótima, pois foi possível ver algumas das forças da física em ação, além de nos divertirmos muito”, conta Eduardo.

De acordo com Luiz Sérgio, a Mostra alcançou os objetivos propostos, trazendo integração entre as turmas e permitindo que os estudantes colocassem em prática a teoria aprendida nas aulas e oficinas. “O evento foi, sem dúvida, um sucesso”, finaliza.