Ingresso 2019 – Campus União da Vitória

Ingresso 2019

Atualizado em

Copiado!

Processo Seletivo do IFPR 2019 está com inscrições abertas

segunda-feira, 16 de julho de 2018 – 9:01 AM

Estão abertas, até o dia 27 de agosto, as inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2019. São ofertadas 3.685 vagas em cursos técnicos de nível médio e 2.403 em superiores, presenciais, distribuídas em 24 cidades do Paraná. As provas serão aplicadas simultaneamente, em uma única fase, no dia 14 de outubro de 2018. O pedido de isenção da taxa de inscrição (R$ 50) pode ser realizado até 10 de agosto.

“O Processo Seletivo é o principal evento do IFPR, pois a principal atividade-fim é o ensino. É por meio do Processo Seletivo que nós damos a condição do ingresso dos nossos estudantes para que depois possamos desenvolver as políticas relacionadas à permanência e também ao êxito desses alunos”, comenta Odacir Antonio Zanatta, reitor pro tempore do IFPR.

Novos cursos

Em 2019, dentre as 75 opções em 24 cidades, serão ofertados quatro novos cursos técnicos e 18 cursos superiores em 14 campi. Sendo dois para o Campus União da Vitória, o Curso Técnico em Meio Ambiente, integrado ao Ensino Médio e o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Todos os cursos técnicos e superiores oferecidos pelo Instituto Federal do Paraná são gratuitos (não há cobrança de mensalidade) e estão distribuídos em 25 campi, estrategicamente situados em todas as regiões do estado. O IFPR conta com um qualificado corpo técnico e docente, fator que, aliado à qualidade e dedicação dos estudantes, tem garantido um elevado nível de Ensino, além de resultados expressivos no que diz respeito à Pesquisa e à Extensão.

Inclusão social

Dos 80% de vagas destinadas à inclusão, 60% são voltadas a estudantes de escolas públicas, 10% para candidatos pretos ou pardos, 5% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Os editais criam categorias que visam garantir e incentivar o acesso de candidatos pretos, pardos, indígenas e com deficiência. No caso das vagas para estudantes de escolas públicas (60% do total), por exemplo, foi estabelecida uma divisão garantindo que metade dessas vagas seja ocupada por estudantes cujas famílias tenham renda per capita de até um salário mínimo e meio, considerando a reserva de vagas proporcional para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. O detalhamento dessas categorias está disponível nos anexos dos editais que regem o processo.

“O IFPR se orgulha muito em ofertar 80% das vagas para inclusão social, pois fazemos com que o público com menores oportunidades tenha acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade”, salienta Zanatta.

Inscrições

A taxa de inscrição para o Processo Seletivo do IFPR é de R$ 50. Após realizar a inscrição pela página da Funtef, organizadora do certame, o candidato deve gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagá-la na rede bancária.

Poderá ser concedida isenção dessa taxa ao candidato que comprove não poder arcar com tal ônus. Os pedidos de isenção devem ser apresentados no período de 16 de julho a 10 de agosto, conforme estabelecem os editais do processo.

Para realizarem inscrição, os candidatos que não têm acesso à Internet poderão se dirigir a um dos campi do IFPR, de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 17h, no período destinado às inscrições. O endereço dos campi encontram-se na página virtual do Instituto Federal do Paraná.

No ato da inscrição o candidato deverá definir e assinalar a modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cotas de inclusão) e optar por inscrever-se em dois cursos, sendo 1ª e 2ª opção. Se aprovado no processo seletivo, o candidato deverá entregar, no ato da matrícula, documentação comprobatória conforme artigos 66 e 67 do edital, sob pena de ter sua matrícula indeferida.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de nota com base na pontuação dos resultados obtidos no processo seletivo. Para efeitos de convocação, em primeiro lugar, será considerada a 1ª opção do candidato. A convocação em 2ª opção dependerá da existência de vaga.

Provas

As provas serão aplicadas simultaneamente, em uma única fase, no dia 14 de outubro de 2018, das 14h às 18h. Os candidatos somente poderão realizar a prova na cidade que oferta os cursos para os quais efetuaram a inscrição.

Para os cursos de nível médio, as provas serão aplicadas nas cidades de Assis Chateaubriand, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Quedas do Iguaçu, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

Para os superiores, a aplicação das provas será realizada simultaneamente em Assis Chateaubriand, Capanema, Cascavel, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pitanga, Quedas do Iguaçu Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

O conteúdo programático para as provas dos processos seletivos encontra-se no Anexo VIII dos editais.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 12 de novembro de 2018 na página virtual da Funtef.

Editais

Os Editais IFPR nº 07 e nº 08 que regem o Processo Seletivo 2019, estão disponíveis para consulta no site da Funtef. Visando a inclusão de candidatos surdos, a íntegra dos editais também está disponível em Libras (Língua Brasileira de Sinais), confira no Conexão IFPR.

Precisa de auxílio para realizar a inscrição? Preparamos um vídeo tutorial para te ajudar, confira:

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.