IFPR realiza mostras de cursos e de inovação, pesquisa, ensino e cultura em União da Vitória – Campus União da Vitória

Cultura

O Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) está organizando para os dias 28 e 29 de agosto a 1.ª Mostra de Inovação, Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura (Mipeec) e sua Mostra de Cursos. Os eventos ocorrerão no Centro de Convivência da Terceira Idade Jairo Luiz Durek, localizado no Bairro Panorama, Distrito de São Cristóvão, na sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 8h às 16h.

Para a Diretora Geral, professora Patrícia Cambrussi Bortolini, é importante realizar esse evento no Distrito de São Cristóvão, mesmo que as instalações do futuro Campus ainda não estejam concluídas. “Nós queremos apresentar as atividades de ensino, pesquisa e extensão que já estão sendo realizadas pelo IFPR em União da Vitória, e aproximar servidores e alunos da comunidade onde brevemente estaremos inseridos.”

Mipeec

Durante a Mipeec serão apresentados os resultados dos trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos alunos e professores no primeiro semestre. No total serão apresentados 20 trabalhos, entre pôsteres, maquetes e modelos. Segundo o Coordenador de Pesquisa e Extensão, professor Luiz Sérgio Soares da Silva, o objetivo do evento é consolidar e desenvolver a cultura científica do Campus União da Vitória junto a seus servidores, ao corpo discente e à população geral.

Além dos trabalhos de pesquisa, haverá apresentações culturais como dança, poema, teatro e música, orientados pela professora de Artes. “Essas atividades enriquecerão ludicamente o evento e divulgarão os trabalhos desenvolvidos no Campus nessa área”, afirma o Coordenador.

A aluna do primeiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Nicole Schulz, está envolvida em vários projetos. “Faço partes por dois motivos, por gostar da matéria e pensando no futuro. Acho muito importante fazer parte dessas atividades pois nos proporciona muito conhecimento”.

Pré-Sepin

Os trabalhos inscritos para o Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (SE²PIN), e apresentados no Mipeec, serão avaliados por uma comissão, e poderão ser selecionados para participar Seminário. O Sepin é um evento anual organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) do IFPR, e apoiado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens), com o objetivo de promover o encontro de pesquisadores e extensionistas de toda a Instituição, possibilitando e estimulando a divulgação de seus trabalhos e a troca de experiências. Este ano, o Seminário vai ser realizado no Campus Paranaguá, de 26 a 30 de outubro.

Mostra de Cursos

A Mostra de Cursos tem como objetivo divulgar o curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados atualmente no Campus, e os cursos para 2016.

No próximo ano, além do curso Técnico Integrado, serão oferecidos cursos na modalidade de Educação à Distância, bem como o curso de Suporte e Manutenção em Informática, na modalidade Proeja, que tem como objetivo a oferta de cursos de Educação de Jovens e Adultos com Educação Profissional.

Exposições e lançamentos

Durante os eventos, além de todos os trabalhos desenvolvidos dentro da Instituição, haverá exposições de artesanato da Associação dos Artesãos de Porto União, SC, de peças em mosaico do Ateliê Trópicos, de União da Vitória, e da revista ilustrada Conte o Estado – A Guerra do Contestado, idealizada pelos irmãos Alexandre e Rafael Sucharski.

11.ª Mostra de Inovação, Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura (Mipeec)

Mostra de Cursos do IFPR Campus União da Vitória

Data e horário: 28/8 (sexta-feira) – 8h – 20h     /     29/8 (sábado) – 8h – 16h

Local: Centro de Convivência da Terceira Idade Jairo Luiz Durek