IFPR celebra ato simbólico de inauguração do Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

IFPR celebra ato simbólico de inauguração do Campus União da Vitória

Em pleno funcionamento, e mais de um ano depois de ter recebido a autorização de funcionamento, o Campus União da Vitória realiza descerramento da placa e desenlace da fita inaugural

Com o objetivo de simbolizar a entrega do campus à população de União da Vitória, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) vai realizar ato solene de descerramento da placa e desenlace da fita inaugural do seu bloco administrativo, na tarde de quinta-feira, 19 de maio, às 16h.

A cerimônia vai contar com a presença de servidores, estudantes, dirigentes do IFPR, autoridades da região, e toda a população está convidada. Servidores e estudantes estão organizando exposições e apresentações artísticas.

Segundo a diretora de ensino, pesquisa e extensão do Campus, Fabiane Aparecida de Souza Soares da Silva, o IFPR tem como missão promover a educação profissional e tecnológica, pública, de qualidade, socialmente referenciada, por meio do ensino, pesquisa e extensão, visando à formação de cidadãos críticos, autônomos e empreendedores, comprometidos com a sustentabilidade. “A consolidação do IFPR nesta região do Paraná com o Campus União da Vitória, vem somar junto a outras instituições públicas locais e regionais na oferta de uma educação que respeita as atuais demandas de ensino da sociedade”.

Atividades

Todas as atividades administrativas e pedagógicas do Campus estão sendo realizadas no bloco administrativo. O prédio tem 2.727,10m2 de área, e o investimento na construção foi superior a R$ 2,7 milhões. O espaço comporta biblioteca, Secretaria Acadêmica, sala dos professores, sala de reunião, sala de coordenações, salas de aula, laboratórios, banheiros, e área de convivência.

Entre os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Técnico Integrado ao Ensino Médio, Técnico Subsequente a distância, FIC PROEJA Integrado ao Ensino Fundamental, atualmente, o Campus atende mais de 350 alunos.

Histórico

O IFPR está em União da Vitória desde 2013, quando a professora Patrícia Cambrussi Bortolini foi nomeada para a Direção-Geral do novo campus. Em julho do mesmo ano, as obras do bloco administrativo começaram. Segundo a professora Patrícia, inicialmente sua função era acompanhar as atividades de construção e realizar o planejamento do campus.

Contando com o auxílio de apenas mais um servidor, durante todo o ano foram realizadas audiências públicas e pesquisas na região, para o levantamento das demandas de abertura do curso técnico que o campus ofereceria.

Naquele momento, o planejamento era um fator importante, que refletiria nos próximos anos. Mas também era indispensável apresentar o IFPR para o Município. A partir de julho, enquanto a construção do primeiro bloco ainda estava iniciando, começavam também os primeiros cursos do Campus União da Vitória, atendendo 120 alunos.

Em 2014, contando com cinco servidores, o Campus passou a gerir os cursos de educação a distância ofertados na região de União da Vitória. Foram ofertados cinco cursos, atendendo a demanda de 200 alunos.

Tendo atendido nesses dois anos mais de 300 alunos, foi somente em janeiro de 2015 que o Campus obteve autorização de funcionamento, com o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

Com seu primeiro curso técnico regular, resultado de audiências públicas, o Campus ainda funcionou por um ano em prédios públicos cedidos por meio de convênios com o Estado do Paraná e com o Município de União da Vitória.

Mesmo sem estar em seu prédio próprio, o Campus atendeu mais de 250 alunos em 2015. A mudança para o bairro São Bráz apenas ocorreu em dezembro, quando o Campus recebeu da Diretoria de Infraestrutura do IFPR seu bloco administrativo.

Atualmente, o Campus conta com mais de 200 alunos, em duas turmas do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, três turmas dos cursos de Formação Inicial e Continuada de Inglês Intermediário, Espanhol Básico, e Programador Web; uma turma do curso de Formação Inicial e Continuada de Operador de Computador Integrado ao Ensino Fundamental.

Inauguração

A inauguração do Campus União da Vitória foi oficializada durante a cerimônia “Educação – Avanços e Conquistas”, realizada em Brasília, na segunda-feira, 9 de maio. O Campus Capanema e o Campus Quedas do Iguaçu também foram inaugurados na mesma cerimônia. O reitor pro tempore do IFPR, Elio de Almeida Cordeiro, e os diretores-gerais dos campi inaugurados estiveram presentes no evento.