IFPR abre inscrições para o Processo Seletivo 2022/2023 – Campus União da Vitória

processo seletivo

IFPR abre inscrições para o Processo Seletivo 2022/2023

Nesta segunda-feira (29), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) dá início ao período de inscrições para o Processo Seletivo 2022/2023, que visa selecionar candidatos para os cursos técnicos e de graduação.

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de setembro, pelo site do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná, que é a banca organizadora das provas. A solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição deve ser feita até o dia 12 de setembro, pelo mesmo endereço eletrônico.

Para o Campus União da Vitória serão oferecidas 120 vagas para os cursos de nível médio e 80 vagas para os cursos superiores, sendo:

• 80 vagas para o curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
  • 40 vagas para o curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio
  • 40 vagas para o curso de Bacharelado em Agronomia – Graduação
  • 40 vagas para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Graduação

Todas as informações referentes ao PS 2022/2023 do IFPR podem ser encontradas nos editais 100/2022 (cursos técnicos) e 101/2022 (cursos de graduação).

Inscrição e isenção da taxa

As inscrições podem ser realizadas até 16h do dia 29 de setembro de 2022 e têm um custo de R$ 50 para os cursos técnicos e de R$ 80 para os cursos de graduação. Os candidatos que comprovarem não poder arcar com o valor da taxa podem pedir a isenção do seu pagamento, até o dia 12 de setembro, também pelo site da banca organizadora.

Acesse o formulário de inscrição (é necessário fazer cadastro no Portal do Candidato do Núcleo de Concursos).

Integrados e de graduação

O processo seletivo do IFPR oferece opções de formação que atendem estudantes que estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental e também os que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio. São três tipos de cursos ofertados para o Campus União da Vitória neste processo seletivo:

• Cursos técnicos integrados: oferecidos a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental. Nesta forma de oferta, o estudante vai cursar o Ensino Médio de forma integrada à formação técnica, concluindo os dois cursos ao mesmo tempo no IFPR.
  • Curso de Bacharelado: curso superior com organização curricular voltada à formação científica e humanística, conferindo ao diplomado conhecimentos em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel.
  • Curso de Tecnologia: curso superior que possui organização curricular estruturada a partir de eixos tecnológicos, habilitando o diplomado a atuar em áreas profissionais específicas nas quais sejam exploradas diferentes tecnologias, com o grau de tecnólogo.

Inclusão social

No ato da inscrição, o candidato pode optar por concorrer às vagas destinadas à ampla concorrência ou então às vagas destinadas à política de cotas adotada pelo IFPR. Atualmente, 80% das vagas de todos os cursos e turmas são destinadas à política de cotas da instituição. Elas estão assim divididas:

• 60% do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas do Brasil, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse percentual ainda é igualmente subdividido entre os candidatos que possuam renda familiar mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.818) e demais candidatos, havendo ainda dentro de cada uma dessas subdivisões reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; pessoas com deficiência.
  • 10% do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos autodeclarados pretos ou pardos.
  • 5% do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos autodeclarados indígenas.
  • 5% do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos com deficiência.

Os 20% restantes do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são destinados à ampla concorrência.

Provas

As provas do Processo Seletivo 2022/2023 serão realizadas no dia 6 de novembro de 2022.

As provas para os cursos técnicos serão compostas de 40 questões objetivas e uma questão discursiva de Língua Portuguesa. Já para os cursos superiores, as provas serão compostas por 50 questões objetivas e uma questão discursiva de Língua Portuguesa.

Mais informações

Mais informações sobre o Processo Seletivo 2022/2023 podem ser encontradas no site do IFPR (www.ifpr.edu.br) e no site da banca organizadora das provas (www.nc.ufpr.br).