I Semana do Meio Ambiente movimenta o Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

Semana do Meio Ambiente

I Semana do Meio Ambiente movimenta o Campus União da Vitória

O evento reuniu estudantes dos cursos Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Informática integrados ao ensino médio.

Com ciclo de palestras, apresentações de trabalhos e sessão de cinema, o Campus União da Vitória promoveu, nos dias 05 a 07 de junho, a I Semana do Meio Ambiente.

O evento, alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na última quarta-feira (05), trouxe pesquisadores e professores da região que falaram sobre o descarte de plásticos, lixo eletrônico e agroecologia.

A palestra de abertura ficou a cargo da professora do Centro Universitário de União da Vitória – Uniuv, Lisandra Kaminski, que destacou a importância da destinação correta do lixo produzido nos lares e da conscientização da população sobre este assunto. “Com atitudes simples, como separação do lixo reciclável e uso de compostagem, podemos auxiliar muito no aumento da vida útil dos aterros sanitários, que representam um custo muito elevado para os municípios, e ainda cuidamos do meio ambiente”, declarou Lisandra.

Na quinta-feira (06) foram apresentados os projetos das estudantes do primeiro ano do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, Andrieli Cabral, Gabriele Krul, Laís Nattel e Lisandra Sloboda, que falaram sobre as consequências do descarte incorreto do lixo.

“Muitas vezes vemos locais repletos de lixo e pensamos que isso é normal, mas não é. Eventos como esse nos trazem conhecimento e conscientização da importância da preservação e cuidado com o meio ambiente”, afirma Laís Nattel.

Logo após a apresentação dos trabalhos, os alunos dos cursos Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Informática se reuniram para ouvir os professores da Uniuv, Luiz Cuch e Rafael Rossoni, que ministraram o tema Reutilização do Lixo Eletrônico. Os palestrantes falaram sobre o lixo eletrônico destinado incorretamente e como isso representa um perigo de contaminação para o solo e o lençol freático. “Cada um de nós precisa fazer a sua parte no que diz respeito ao descarte de eletrônicos. Não é apenas um problema para ser resolvido pelas empresas que fabricam esses produtos ou pela próxima geração, a responsabilidade é de cada um de nós”, afirmou Rafael Rossoni.

Na sexta-feira (07) o evento foi encerrado com uma sessão de cinema com o filme “O Veneno está na mesa II” e com a palestra do professor do Campus Irati do IFPR, João Dreminski, que abordou a Agroecologia e a educação do campo.

“O evento foi enriquecedor. Nos trouxe conhecimento e a possibilidade de ouvir sobre as experiências que pesquisadores e professores vem realizado em outras instituições, como as mencionadas pelo professor João, do Campus Irati, sobre banco de sementes. Acredito, também, que a participação dos alunos do curso de Informática foi muito interessante, pois o assunto diz respeito a todos e podemos unir os conhecimentos adquiridos em ambos os cursos e realizar projetos integrados que podem render bons resultados para a preservação do meio ambiente”, avalia a estudante do primeiro ano do curso Técnico em Meio Ambiente, Cauane Borba.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O dia 05 de junho foi instituído como o Dia Mundial do Meio Ambiente, desde 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. O principal objetivo da data é chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.