Grupo de Estudos Ubuntu prepara seminário sobre a cultura africana e indígena – Campus União da Vitória

Neabi

Grupo de Estudos Ubuntu prepara seminário sobre a cultura africana e indígena

Com intuito de organizar o I Seminário da Cultura Afro Indígena de União da Vitória, o Grupo de Estudos Ubuntu, formado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas –Neabi e servidores da Rede Estadual de Educação ligados a APP Sindicato, realizou uma reunião, no prédio do campus, no último sábado (05).

O grupo, que tem como objetivo promover ações de combate ao racismo, escolheu a data de 23 de novembro para a realização do seminário, que contará com palestras, oficinas e um espaço para que as escolas possam compartilhar suas práticas referentes a temática.

De acordo com a assistente de alunos do campus e integrante do Neabi, Cynara Geraldo, o seminário será importante para integrar mais pessoas ao grupo e divulgar as ações realizadas.
“Desde de 2008 temos a lei 11.645 que traz a obrigatoriedade de incluir no currículo de todas as escolas a história e a cultura dos povos afro-brasileiros e indígenas, então, esse seminário vem justamente para dar visibilidade a essas pessoas, e colocá-las no centro da discussão”, comentou Cynara.

O tema do seminário será a cultura africana, com foco na religiosidade, e a cultura indígena e suas histórias. O local de realização do evento ainda não foi escolhido.

Sobre o Grupo de Estudos Ubuntu

O grupo de estudos denominado Ubuntu, palavra de origem africana que significa a importância da outra pessoa, funciona ativamente há um ano, e iniciou apenas com servidores da Rede Estadual de Educação, que posteriormente convidaram pessoas de outras instituições que demonstravam interesse nos temas.

Os objetivos do grupo são desenvolver estudos e debates sobre as questões étnicos raciais; atender aos anseios da comunidade escolar sobre o assunto; incluir pessoas, especialmente educadores, para participar desses estudos e promover ações que possam combater o racismo.