Formulário de autoavaliação institucional pode ser respondido até terça (20); estudantes e servidores são convidados a participar – Campus União da Vitória

INSTITUCIONAL

Encerra-se na próxima terça (20) o período para que estudantes presenciais e dos cursos a distância e servidores do IFPR participem do processo anual de autoavaliação institucional.

A participação se dá com o preenchimento do formulário online de autoavaliação. Cada segmento – estudantes presenciais, estudantes EAD, docentes e técnicos-administrativos – possui um questionário específico, que deve ser acessado na página da CPA, informando um login e senha (os mesmos utilizados para acesso aos sistemas institucionais).

Cada formulário tem cerca de 50 questões e o preenchimento leva, em média, 25 minutos.

As respostas da comunidade interna vão ajudar a construir um relatório de autoavaliação, documento que será consolidado e publicado no início do próximo ano, e que vai auxiliar no cumprimento das metas já previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), além de identificar pontos de melhoria. Para além disso, a participação da comunidade acadêmica no processo de autoavaliação é de grande importância, já que é um dos pontos analisados pelas comissões que avaliam os cursos superiores do IFPR.

“A avaliação institucional é uma política que as instituições de ensino possuem, derivada de uma lei federal, que é a Lei 10861/04, que cria o que nós chamamos de Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). No caso do IFPR, embora nós tenhamos muitos cursos que não são de ensino superior, temos que responder a essa legislação, o que implica a realização anual da autoavaliação”, explica o presidente da Comissão Própria de Avaliação, Paulo César Medeiros.

Mudança de cultura

De acordo com o presidente da CPA, a comissão trabalha para uma mudança de cultura institucional, em que a autoavaliação passe a ser vista por estudantes e servidores como uma possibilidade de participação cidadã.

“A CPA representa a sociedade organizada, mais os usuários dos sistemas, mais os trabalhadores dos sistemas que são os professores e os servidores. Somos o conjunto da sociedade observando a nossa instituição na construção do seu PDI e no cumprimento da sua missão. E a nossa obre missão é ajudar a instituição no seu desenvolvimento”, afirma o presidente da CPA.

Em entrevista ao canal Conexão IFPR, o presidente dá mais informações sobre a autoavaliação institucional e a importância de participar desse processo. Assista:

Saiba mais sobre o processo de Autoavaliação Institucional 2022/2023

Dimensões da autoavaliação institucional

Os questionários da autoavaliação institucional trazem questões que avaliam dez dimensões referentes ao funcionamento do IFPR:

• Missão institucional e PDI;
  • Políticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-graduação
  • Responsabilidade social
  • Comunicação com a sociedade
  • Política de Desenvolvimento de Pessoas
  • Organização e Gestão da Instituição
  • Infraestrutura física
  • Planejamento e avaliação
  • Política de Atendimento ao discente
  • Sustentabilidade financeira

Mais informações podem ser encontradas na página cpa.ifpr.edu.br.