Ezequiel Westphal é eleito Reitor do IFPR – Campus União da Vitória

consulta

Ezequiel Westphal é eleito Reitor do IFPR

Com 38,98% dos votos, o Professor Ezequiel Westphal é eleito Reitor do Instituto Federal do Paraná, para um mandato de quatro anos. Os resultados finais do Processo de Consulta 2015 foram publicados nesta quarta-feira (13) pela Comissão Central na página Processos de Consulta. O Edital Nº 28/2015 apresenta os resultados para Reitor e Diretores-Gerais dos Câmpus Curitiba, Foz do Iguaçu e Paranaguá, e o Edital Nº 29/2015 apresenta os resultados para Diretores-Gerais pro tempore. Os percentuais de votação finais foram calculados levando-se em conta o quantitativo total de eleitores aptos a votar.

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, em 1988 Westphal iniciou a profissão de educador nas comunidades da periferia de Curitiba, atuando na formação de lideranças populares e na rede pública municipal da região metropolitana. Lecionou no magistério da educação básica em vários colégios de Curitiba e no interior, trabalhando com ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, EJA e pré-vestibular. No magistério superior, foi professor nos cursos de graduação em Filosofia, História e Pedagogia; nos cursos de pós-graduação lato sensu, nas áreas de Ciências Humanas e Educação.

Servidor público da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) desde 2008, assumiu, em 2011, o cargo de Pró-Reitor de Ensino do IFPR, sendo responsável, entre outras atividades, pela gestão, supervisão e construção coletiva das políticas de ensino e demais projetos educacionais na instituição. Atua, como pesquisador, nos seguintes temas: políticas públicas de educação profissional e tecnológica; movimentos sociais urbanos e rurais; comunidades tradicionais; novas dinâmicas e mudanças das religiosidades populares; teologia da libertação.

“O Processo de Consulta ocorreu dentro da normalidade, tendo sido observado pelo MEC, conforme solicitação do próprio IFPR”, afirma o Reitor Substituto, Valdinei Henrique da Costa, referindo-se ao Ofício nº 074/2015, enviado no dia 22 de abril ao Ministro de Estado da Educação, Renato Janine Ribeiro. “Além disso, a Justiça Federal decide pela legalidade do Processo”, complementa, citando a decisão a mandado de segurança impetrado.