Estudantes do Proeja do IFPR Campus União da Vitória relembram primeira lembrança de leitura, na aula de Língua Portuguesa – Campus União da Vitória

Proeja

Com o objetivo de proporcionar um momento prazeroso de leitura e troca de memórias, a aula de Língua Portuguesa do primeiro período do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – Proeja, do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), foi realizada na biblioteca, na noite de quarta-feira, 26 de abril.

De acordo com a professora Lorena Izabel Lima, os estudantes relembraram as primeiras experiências de leitura que tiveram. “A formiguinha e a neve, A menina dos olhos de jabuticaba, A casa sonolenta. Essas e outras memórias foram ponto de partida para o reencontro de muitos estudantes com a literatura”, relata. Depois desse momento de memórias tão prazerosas, os estudantes leram em conjunto dois contos da literatura brasileira: Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector e Venha ver o pôr-do-sol, de Lygia Fagundes Telles. De acordo com a professora, as leituras foram intercaladas por impressões, levantamento de hipóteses e discussão dos textos.

“A atividade visa desenvolver o hábito e o prazer pela leitura, bem como introduzir a apreciação de Literatura brasileira no Proeja, de modo que os alunos possam desfrutar tanto do espaço físico da biblioteca como ambiente acolhedor, de lazer e pesquisa, quanto do acervo que é disponibilizado”, afirma a professora de Língua Portuguesa.

As diretrizes para formação humana e  profissional propostas pelo projeto pedagógico do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – Proeja, do Campus União da Vitória integram ciência, tecnologia e cultura, para a formação ética, política e estética do ser humano.