Estudantes do curso de Letramento e Práticas de Ensino de Língua Portuguesa participam de oficina de leitura – Campus União da Vitória

Ensino

Os estudantes do curso de formação inicial e continuada em Letramento e Práticas de Ensino de Língua Portuguesa participaram, na última quarta-feira (29), da oficina de leitura Estratégias metacognitivas de leitura, com a professora da unidade, Mara Kusma.

A oficina foi desenvolvida em cima da pesquisa de mestrado que a servidora realiza no Instituto Federal do Paraná. Os tópicos centrais do encontro foram as atividades práticas de reflexão sobre o processamento da leitura e possibilidades de intervenção pedagógica nos pontos de dificuldade dos estudantes.

De acordo com a professora e coordenadora do curso, Alessandra Valério, a realização da oficina ressalta o compromisso dos Institutos Federais com a atualização dos conhecimentos na área de ensino-aprendizagem e com a democratização e acesso aos resultados da pesquisa.

“Os alunos foram bastante receptivos. Refletimos sobre as conexões que fazemos com nossas vivências, com outros textos lidos ou com eventos gerais da sociedade ao ler um texto. Foi muito produtivo”, avalia Mara Kusma.