Estudantes do Campus União da Vitória têm projeto selecionado para a 7ª Febrat – Campus União da Vitória

Projeto de Ensino

Estudantes do Campus União da Vitória têm projeto selecionado para a 7ª Febrat

As estudantes do terceiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Bruna Chagas e Heloise Jukowski, tiveram seu projeto selecionado para ser apresentado na 7ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas – Febrat, em Belo Horizonte, MG, que será realizada de 21 a 23 de outubro.

O projeto Medidor Sonoro para Implantação em Bibliotecas, orientado pelo professor Deividson Okopnik, tem como objetivo medir a intensidade sonora no ambiente, por meio de um protótipo de semáforo, em que a luz verde indica que o volume no ambiente está adequado, a luz amarela que se deve ter atenção em decorrência do aumento do barulho e, por fim, a luz vermelha indica um volume inadequado no ambiente.

“Pensando no fato de que bibliotecas são lugares com tolerância mínima de barulho, o nosso objetivo geral é propor um instrumento que possa ajudar a manter a harmonia em bibliotecas, fazendo com que todos possam tirar maior proveito do ambiente silencioso, seja para estudo, pesquisa, entre outros”, explica Heloíse.

O protótipo foi criado em uma plataforma Arduíno, utilizando sensores sonoros, leds e programado na linguagem C. Para construir uma programação mais eficiente, houve o desenvolvimento de um diagrama no qual é possível observar como funciona o programa e de que forma serão obtidos os resultados.

“Sem dúvida é uma honra poder representar o campus em um evento tão importante. Especialmente, porque poderemos expor nosso projeto, que acreditamos ser de grande relevância para a sociedade, pois a poluição sonora, principalmente no âmbito escolar, onde o silêncio é fundamental para que haja um bom aproveitamento dos estudos, é prejudicial para a qualidade de vida de todos nós”, finaliza Bruna.

Febrat

A Febrat é uma feira científica que promove a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por estudantes da Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica sob a orientação de professores das diferentes áreas de conhecimento. O tema da edição do ano 2019 é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.