Viagem de estudos é realizada no Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

Ensino

Viagem de estudos é realizada no Campus União da Vitória

Publicado em

Copiado!

Com paradas na Associação Catarinense de Tecnologia – Acate, no Museu Oceanográfico da Univali e na Biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, os estudantes do terceiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio realizaram, na última quinta (12) e sexta-feira (13), uma viagem de estudos na cidade de Florianópolis.

Durante a visita na Acate, os alunos puderam compreender como é o funcionamento de uma associação de empresas na área tecnológica, sua contribuição para as empresas associadas, e principalmente compreender como é o funcionamento de uma incubadora de empresas.

“Conhecer a Acate proporcionou aos alunos uma nova forma de colocar suas ideias em prática por meio de uma incubadora de empresas, como observar que a colaboração entre empresas concorrentes através de uma associação de empresas possibilita um maior crescimento para essas empresas do que a atuação individual”, avaliou o professor da disciplina de redes de computadores, Alex Porn.

Já na visita guiada a Biblioteca Universitária da UFSC, foi possível perceber como é a distribuição por áreas dos materiais que a biblioteca dispõe, salas de estudos individuais e em grupo e também uma área de materiais para pessoas cegas. E na Sala Verde da UFSC os alunos tiveram contato com um projeto de reciclagem e reaproveitamento de materiais.

O roteiro também contou com uma parada na Casa Eficiente da Eletrosul, em que foi possível conhecer como é uma casa com reaproveitamento de água, geração de energia elétrica por meio do sol, condicionamento do ar e aquecimento.

No Museu Oceanográfico da Univali o grupo teve contato direto com uma vasta biodiversidade marinha, como diversos tipos de peixes, algas, crustáceos, tartarugas, corais, dentre outros. Foi realizada uma visita guiada em que puderam tirar dúvidas e aprender curiosidades.

Por tratar-se de uma saída de estudos multidisciplinar, a visita na Acate está relacionada a várias disciplinas do curso técnico, como Análise e Projeto de Sistemas, Redes de Computadores, Banco de Dados, Programação e Engenharia de Software. Enquanto a visita na Casa Eficiente está associada à disciplina de Geografia e a ida ao Museu Oceanográfico da Univali com a disciplina de Biologia.

“Esperamos ter plantado uma sementinha de ousadia para transformar a UFSC na nova moradia dos alunos em 2020, ou pelo menos evidenciar mais uma das possibilidades de educação superior pública e de qualidade, como excelente alternativa”, finalizou a professora de disciplina, Rosana Frey.

Topo