Estudantes do Campus União da Vitória realizam saída de estudos a Florianópolis – Campus União da Vitória

Ensino

Estudantes do Campus União da Vitória realizam saída de estudos a Florianópolis

Publicado em

Copiado!

Integrando as disciplinas de história, biologia e análise e projetos de sistemas, os estudantes do quarto ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio realizaram uma viagem de estudos a cidade de Florianópolis – SC, no dia 05 de dezembro.

Durante a viagem, os estudantes participaram de uma visita técnica à empresa SoftPlan, que teve como objetivo conhecer como é um processo de desenvolvimento de software em escala, quais as tecnologias utilizadas e como é realizada a distribuição das atividades de desenvolvimento.

Na visita, os estudantes assistiram a uma palestra ministrada por vários profissionais, em que foi apresentado os processos realizados e as áreas abordadas na empresa, também foram incluídos temas como o processo de teste de software, desenvolvimento de interfaces e linguagens de programação mais utilizadas. Os alunos também receberam dicas sobre quais áreas se especializarem para entrar no mercado de trabalho com mais facilidade, e algumas informações sobre o processo de contratação.

Visando a interdisciplinaridade, também foram realizadas visitas na Fortaleza de São José da Ponta Grossa e na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. A visita na Fortaleza proporcionou um contato direto com os conteúdos abordados nas disciplinas de história e biologia e associou a teoria vista em sala à prática. Já a visita na UFSC, teve como interesse a aproximação dos alunos com a universidade.

De acordo com o professor da disciplina de análise e projeto de sistemas, Alex Porn, a visita na SoftPlan foi planejada com o objetivo de visualizar como os conteúdos práticos e teóricos abordados nas aulas são aplicados em um ambiente real, por uma empresa que tem como produto principal o desenvolvimento de software para atender grandes empresas, públicas ou privadas.

“Esse momento proporcionou aos alunos a chance de ver na prática o que abordamos em sala da aula, principalmente no que tange os projetos e testes de software, assim como a distribuição dessas atividades. Também foi de grande importância para conhecerem um local em que poderão estar atuando em breve”, afirmou Alex.

Topo