Estudantes do Campus União da Vitória realizam I Mostra de Lançamento de Foguetes – Campus União da Vitória

Mostra de Lançamento de Foguetes

Ocorreu nesse sábado, 11, nas dependências do Campus de União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), a I Mostra de Lançamento de Foguetes do IFPR Campus União da Vitória – MOLFUVA. O evento foi realizado pelos alunos do segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

As nove equipes participantes competiram na categoria 3, lançamento a distância dos foguetes usando como combustível somente Água e Ar Comprimido. Os foguetes foram confeccionados pelos próprios alunos, utilizando garrafas pet, e atingiram mais de 100 metros de distância.

O primeiro lugar da competição, premiado com a medalha de ouro, foi da Equipe Vostok, dos alunos Mauro Deiller Fernandes dos Santos, Lucas Roberto Costa e Alan Gabriel Cordeiro Matulle. A Equipe Voyage, formada por Giovane Gabriel Sebben de Jesus, Cristhian Gabriel Fleitux Padilha, Flavia Rzewuski e Ana Paula Zielinski, conquistou o segundo lugar, com a medalha de prata. O terceiro lugar ficou com a Equipe Apollo II, dos estudantes Mariana Aparecida Kuryluk, Eduardo Ramires de Castilho, Manoela Stafi Lima, Kathleen Priscila de Souza e Letícia Bianca dos Passos, que ganhou medalha de bronze.

O estudante, Mauro Deiller Fernandes Dos Santos, integrante da equipe vencedora do evento, explica que foram realizados diversos testes e alterações até que o foguete estivesse nas condições necessárias para participar da mostra. “Essa vitória é muito significativa para nós, pois foi a primeira competição de lançamento de foguetes do campus, e nossa equipe já iniciou ganhando”, comemora.

A Equipe Saturno, formada pelos alunos Karina Kalichak, Andressa Burak, Mariana Hirsch Leandro, Isabella Tonial e Alessandro Ailton Muller, venceu na categoria Melhor Arte e na competição pela escolha do logotipo.

A mostra foi uma atividade interdisciplinar que envolveu diretamente os conteúdos de Física, Artes, Matemática e Educação Física, e aconteceu conforme as orientações da Mostra Brasileira de Foguetes para Alunos do Ensino Médio – MOBFOG.