Estudantes do Campus União da Vitória realizam aula de campo na Floresta Nacional de Três Barras – Campus União da Vitória

Ensino

Os estudantes do 1º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Campus União da Vitória, realizaram, no dia 18 de outubro, uma aula de campo na Floresta Nacional de Três Barras – SC, a atividade uniu as disciplinas de Biologia e Geografia.

No local, os estudantes tiveram uma palestra com o chefe da Floresta Nacional de Três Barras, Carlos José Ribeiro da Silva, que explicou sobre o histórico da área, seus objetivos, características, projetos de manejo e desafios futuros. Após isso, todos realizaram a Trilha do Futuro, inserida em uma área de remanescente vegetal, onde puderam observar espécies nativas da Mata de Araucária. Também foi possível conhecer o patrimônio histórico da sede da unidade de conservação.

As atividades foram encerradas com um piquenique na área de lazer e algumas atividades esportivas ao ar livre.

Para a professora de geografia, Patricia Baliski, a saída de campo contemplou conteúdos trabalhados em sala de aula e permitiu compreender a magnitude da exploração da Mata de Araucária pela atividade madeireira desenvolvida ao longo de décadas na região.

A floresta é composta por espécies primárias para a constituição florestal do Reino das Plantas, incluindo a Mata de Araucária e os pinheiros, o que, segundo o professor de biologia, Edson Stefani, despertou a curiosidade de estudo dos alunos.
“Eles puderam verificar a necessidade de preservação de áreas como estas para a manutenção da sustentabilidade e da biodiversidade daquela região, algo de extrema relevância”, afirmou Stefani.