Estudante do Campus União da Vitória participa de Seminário em Aracaju – Campus União da Vitória

Extensão e Cultura

Estudante do Campus União da Vitória participa de Seminário em Aracaju

Entre os dias 14 e 17 de agosto, a estudante do terceiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Beatriz Heimoviski, participou XVIII Seminário Internacional Mulher & Literatura, na cidade de Aracaju – SE.

A aluna, que esteve acompanhada das professoras de língua portuguesa da unidade, Lorena Lima e Alessandra Valério, apresentou o projeto Máscaras para existir: o uso de pseudônimos por mulheres escritoras no Brasil, de sua autoria e das estudantes Ana Rokembach e Thawany Nicolin, que tem por objetivo resgatar a presença feminina na literatura brasileira, no recorte temporal que vai desde o final do século XIX até a atualidade.

Para Beatriz, a experiência de apresentar o seu projeto em um evento internacional foi excelente, especialmente por se tratar de uma grande oportunidade de conhecimento e vivência. “Foi a primeira vez que participei de um evento deste porte e me ver rodeada de doutores e mestres, sendo apenas uma aluna do ensino médio, foi algo único e singular. Aprendi muito e me encantei ouvindo mulheres contarem suas histórias e seus projetos, foi indescritível”, descreve.

O tema do evento foi “Escritas de resistência”, voltado para os estudos dos textos literários de autoria feminina e para a crítica literária feminista e suas intersecções na contemporaneidade, e contou com a presença de palestrantes de vários locais do Brasil e exterior.