Estudante do Campus União da Vitória é premiado com medalha de terceiro lugar na 9ª Febrat – Campus União da Vitória

Estudantes

O estudante do segundo ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Daniel Rosenscheg, foi premiado com o terceiro lugar na categoria Ensino Médio, na 9ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas – Febrat, com o projeto R.A.M. Desenvolvida em Jogo Eletrônico.

O projeto concorreu com centenas de trabalhos inscritos e foi apresentado de forma virtual, recebendo muitos elogios por parte da banca avaliadora.

O trabalho desenvolvido por Rosenscheg cria, no jogo Minecraft Education uma implementação de um componente dos computadores modernos chamado de memória RAM. Com isso, permite uma visualização facilitada do componente, que pode ser utilizada por professores de informática no ensino da informática básica.

Para o professor de informática do campus e orientador do projeto, Deividson Okopnik, a pesquisa está alinhada com os avanços da educação em informática, pois visa a criação de materiais lúdicos e didáticos, que facilitem a compreensão deste mundo eletrônico.

“A de abordagem é especialmente importante, pois, compreender componentes eletrônicos, como eles são construídos e como funcionam é uma tarefa árdua e pode ser um diferencial na formação de alunos”, explica Okopnik.

Sobre o evento

A Febrat é uma feira científica que promove a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por estudantes da Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica sob a orientação de professores das diferentes áreas de conhecimento. O tema da edição do ano 2021 foi A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2021, evento sob a responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A feira é realizada pelo Centro Pedagógico da UFMG, Museu Itinerante Ponto UFMG e pelo Instituto Brasileiro de Cultura Científica.