Educação de Jovens e Adultos é tema de palestra para servidores do IFPR Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

IFPR Campus Paranaguá

Com o intuito de que os servidores do Campus União da Vitória conheçam melhor a missão do Instituto Federal do Paraná (IFPR), foi realizada uma palestra com o professor do Campus Paranaguá, Roberto Martins de Souza. O evento foi realizado na sala 118, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), na tarde de quinta-feira, 17 de dezembro, e contou com a presença de servidores técnicos administrativos e docentes. O professor Roberto contou suas experiências em cursos de Formação Inicial e Continuada com o Ensino Fundamental (Proeja-FIC), ofertados em comunidades tradicionais de Paranaguá e na periferia, próxima ao Campus.

O professor Roberto afirma que sempre foi ligado a movimentos sociais, e que aprendeu muito com essa experiência. Na época em que esteve no Campus Telêmaco Borba, trabalhou na criação de uma escola em um assentamento, e como perceberam que a demanda dos pais era maior do que a dos filhos, criaram um curso para adultos. Em Paranaguá, o Campus do IFPR está localizado na saída das praias, local de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH). A criação dos cursos Proeja-FIC ofertados lá, passa pela construção de relações com a comunidade e com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação. Segundo o professor, é necessário entender as relações sociais daquele lugar, e conquistar o apoio das escolas que já trabalham com a educação de jovens e adultos. Isso é feito por meio de projetos de extensão, que resultam em subsídios para que o IFPR possa oferecer o que a comunidade realmente precisa.

Para a diretora de ensino, professora Fabiane Aparecida de Souza Soares da Silva, a Educação de Jovens e Adultos é um desafio a todas escolas, e o que ocorre nos Institutos Federais, na a modalidade Proeja, não é diferente. “É importante que o grupo de servidores de nosso campus, seja docente ou técnico administrativo em educação, tenha conhecimento das realidades desse público e das experiências inovadoras e positivas existentes, em particular no próprio IFPR. Essa tarde de formação nos incentivou a iniciar o processo de construção do currículo para essa modalidade de ensino”, avalia.

O professor é graduado em Engenharia Florestal, mestre em Extensão Rural, e doutor em Sociologia. Atua na área de educação de Jovens e adultos desde 1999, como docente em cursos de Educação do Campo e atividades de Educação popular junto a Movimentos Sociais do Campo. É pesquisador do Projeto Nova Cartografia Social de Povos e Comunidades Tradicionais; membro do Grupo de Pesquisa Identidades Coletivas e Conflitos Territoriais no Sul do Brasil. É educador no IFPR desde 2010, atuando nos cursos de Ciências Sociais, no Ensino Médio Integrado e, atualmente, coordena o Proeja-FIC para o Ensino Fundamental e Médio.