Diretora do Campus União da Vitória participa da abertura da Conferência Municipal da Juventude – Campus União da Vitória

conferência municipal da juventude

A diretora geral do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Patrícia Cambrussi Bortolini, falou sobre o cenário educacional no Brasil e sobre o compromisso do Instituto com o Município, na abertura da 2.ª Conferência Municipal da Juventude de União da Vitória, realizada no auditório do Campus União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), na quinta-feira, 3 de setembro.

O ciclo de debates foi realizado na Unespar, na sala de eventos do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) e no Parque Linear Caminhos do Iguaçu, entre os dias 3 e 5 de setembro, sob o tema As várias formas de mudar União da Vitória. Os eixos de debate abordaram participação, educação, trabalho, diversidade, saúde, cultura, comunicação e liberdade de expressão, desporto e lazer, território e mobilidade, meio ambiente e segurança pública e acesso à justiça.

Na visão da diretora, o atual cenário do desenvolvimento do município não pede mudança, mas sim ampliação, aperfeiçoamento, construção. “Volto-me para a questão da educação, um direito e uma exigência para que os jovens possam compreender as mudanças enfrentadas pela sociedade em que vivem. É primordial para a sociedade moderna investir recursos e tempo no processo de formação e preparação dos jovens, não só para o mundo do trabalho, mas para a vida.”

Considerando o contexto da educação nacional da atualidade, foram instituídas políticas públicas voltadas para a inclusão do jovem no ensino médio, com oferta dessa modalidade na forma integrada à uma formação técnica, Programas como o Projovem, e o Pronatec, que visa facilitar e ampliar o acesso de jovens e trabalhadores à oportunidade de formação técnica e profissional. “O IFPR se instala no município com a missão de contribuir nesse novo projeto de educação federal, percebendo a realidade local, as demandas da juventude e trazendo a educação pública e de qualidade para nossos cidadãos”, compromete-se.

A organização contou com o apoio da Unespar, da Uniuv, da Universidade do Contestado (UnC) e das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu).