Dia 29 de outubro é o Dia de Ler IFPR! – Campus União da Vitória

biblioteca

Dia 29 de outubro é o Dia de Ler IFPR!

No dia 29 de outubro será celebrado, em todos os campi do Instituto, o “Dia de Ler IFPR”. Trata-se de uma data destinada à conscientização da importância e da valorização da leitura. A iniciativa é organizada pela Coordenadoria-Geral de Bibliotecas da Pró-Reitoria de Ensino, em conjunto com os bibliotecários dos campi da instituição, que estarão organizando diversas atividades durante toda a semana em suas unidades.

“O que sugerimos é que se combinem atividades com as equipes das bibliotecas das unidades, para integrar estudantes, professores, técnicos administrativos, terceirizados, enfim, toda a comunidade escolar e acadêmica está convidada a ler!”, afirma a Coordenadora-Geral de Bibliotecas, Evandra Campos Castro. Na maioria das instituições do país, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é comemorada na última semana do mês de outubro.

Confira a programação já definida de algumas unidades do Instituto:

Entre os dias 23 a 29 de outubro, o Campus Assis Chateaubriand realiza o III Empório Cultural do IFPR, em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. O tema do evento é “De tudo um pouco”, com várias atividades desenvolvidas. Entre os objetivos, o campus destaca o estímulo e enriquecimento cultural, com a finalidade de promover o hábito da leitura por meio de ações que envolvam estudantes, docentes e técnicos administrativos. Será organizada a “Exposição Centenários da Literatura”, a “Feira de troca de livros”, o “Barulho Cultural na Biblioteca” e a “Semana do perdão”, entre outras ações. Mais detalhes na página da biblioteca no Facebook: Biblioteca IFPR Campus Assis.

A biblioteca do Campus Avançado Barracão desenvolverá atividades entre os dias 27 e 29 de outubro, com a seguinte programação:
27/10 às 14h – Contação de histórias
28/10 às 10h – Concurso de frases com o tema “Biblioteca/Livro/Leitura”
29/10 às 14h – Exibição do filme “Escritores da Liberdade”

A programação do Campus Cascavel é distribuir, no dia 28/10, materiais de leitura, como contos, crônicas, poesias etc. Será montado um painel com dicas de download de alguns livros de domínio público, através do QRcode e também trabalho de incentivo à leitura com os funcionários terceirizados.

No dia 29, o Campus Colombo promoverá seu “1º Troca-troca de livros”, das 8h às 11h. Além disso, a unidade espalhará leituras curtas em suas dependências com a finalidade de que todos aqueles que a frequentem tenham a oportunidade de contar com um momento prazeroso de leitura.

O Campus Foz do Iguaçu promoverá, ao longo da semana, ações para incentivar a leitura de forma visual, por meio de cartazes com frases anexadas por todo o campus.

O Campus Irati também organizou uma programação especial para comemorar a ocasião. Durante esta semana, serão realizadas as seguintes ações na unidade: distribuição de flyers esteticamente preparados para orientação dos cuidados quanto à conservação e preservação do material bibliográfico; distribuição de marcadores de página, confeccionados pelos servidores da biblioteca, aos alunos, professores e técnicos que fizerem o empréstimo de livros no decorrer desta data. Confira a matéria publicada na página do campus.

No Campus Paranavaí, haverá exposição de desenhos de estudantes da unidade entre os dias 26 e 30 de outubro. O dia 28 contará com contação de histórias e intervenção poética. Já no dia 29, ocorrerá diversas atividades, como apresentações artísticas, conto dramatizado e oficina de redação.

No dia 29, o Campus Telêmaco Borba promoverá colagem de cartazes dentro e fora das dependências da unidade campus com poemas, frases, tirinhas. Além disso, realizará leitura nas salas de aula. A programação organizada é a seguinte:
Dia 26 a 28/10 – Repensar (atividade realizada por turmas) / Rede de Gentilezas
Dia 27/10 – Continue a história…
Dia 28/10 – Roda de Leitura IFPR
Dia 29/10 – Dia de Ler IFPR

O Campus União da Vitória realizará, entre os dias 26 e 29 de outubro, a seguinte programação:
26/10 – 9h12 até 10h03 – Conversas sobre leitura; mediadora Prof.ª Cybelle Cardozo
27/10 – 9h12 até 10h03 – Sarau literário (leitura com contato)
28/10 – 9h12 até 10h03 – Barganha literária (feira de troca de livros)
29/10 – 9h12 até 10h03 – Dia Nacional do Livro
Confira a matéria completa no site da unidade e acompanhe as fotos e informações sobre as atividades realizadas.