Codir realiza reunião extraordinária com pauta do Processo Seletivo – Campus União da Vitória

órgãos colegiados

Codir realiza reunião extraordinária com pauta do Processo Seletivo

Nesta terça-feira (3) o Colégio de Dirigentes (Codir) do Instituto Federal do Paraná realizou, via videoconferência, reunião extraordinária. A reunião teve como pauta única o Processo Seletivo da instituição.

Durante a reunião, os dirigentes expuseram diversos pontos de vista a respeito do formato da realização do Processo Seletivo. Como encaminhamento, foi definido, por maioria de votos, que o Processo Seletivo para o Ensino Médio seja realizado via sorteio público. Para o Processo Seletivo para o Ensino Superior, foi definido, por unanimidade, que seja utilizado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos 2018, 2019 e 2020.

“A opção por sorteio público das vagas para os cursos técnicos de nível médio constitui-se a mais segura e democrática neste momento em que a pandemia de covid-19 ainda põe em risco a vida da população. Em se tratando de adolescentes, seria grande risco deslocá-los para locais de prova, por mais cuidados que se buscasse. Além disso, o sorteio público coloca em nível de igualdade todos aqueles que buscam uma vaga nos cursos técnicos do Instituto Federal do Paraná. Outro aspecto relevante da proposta é que a política de reserva de vagas (cotas) do IFPR será mantida”, comenta Amarildo Pinheiro Magalhães, pró-reitor de Ensino.

Demais informações sobre o Processo serão discutidas por setores competentes e apresentadas em momento oportuno.