Citius, Altius, Fortius: IFPR Campus União da Vitória promove atividades com estudantes sobre Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Campus União da Vitória

Os alunos do segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) desenvolveram atividades relacionadas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, no segundo bimestre deste ano, durante as aulas de Educação Física. Segundo a professora responsável pelas atividades, Ana Maria Martins Barbosa, essas vivências oportunizam aos estudantes conhecimentos novos, que vão além da prática de um esporte e o que se vê, atualmente, nas mídias sociais.

Os estudantes realizaram seminário sobre os dois eventos esportivos, com informações sobre as modalidades, atletas e suas histórias, infraestrutura e aspectos socioeconômicos. Entre as atividades desenvolvidas o destaque está para a prática da modalidade do Basquete em Cadeira de Rodas, que foi realizada no Ginásio de Esportes Municipal, onde os alunos realizam suas aulas de educação física.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 serão realizados no Brasil, nos meses de agosto e setembro, tendo como cidade-sede a capital do Rio de Janeiro.

Citius, Altius, Fortius é o lema olímpico, criado pelo padre Henri Didon, quando o Comitê Olímpico Internacional foi criado em 1894, e significa “mais rápido, mais alto, mais forte”. O padre era um entusiasta do esporte, e o lema passou a ser usado a partir dos Jogos Olímpicos de Verão de 1924, em Paris, introduzido pelo Barão Pierre de Coubertin.

Os Jogos Olímpicos nasceram na Grécia Antiga, e a edição mais recente foi realizada em Londres, na Inglaterra. Atualmente, pode ser considerado o maior evento esportivo do planeta, capaz de reunir mais de 200 países em uma mesma cidade.