Campus União da Vitória realiza a V Semana do Livro e da Biblioteca – Campus União da Vitória

Semana do Livro e da Biblioteca

Campus União da Vitória realiza a V Semana do Livro e da Biblioteca

O encantamento dos livros e suas histórias tomou conta do Campus União da Vitória, dos dias 21 a 25 de outubro, durante a V Semana do Livro e da Biblioteca. Foram palestras, rodas de conversa, apresentações artísticas e diversas atividades que envolveram a comunidade interna e externa da unidade.

A abertura do evento contou com a presença do ator Luiz Antônio de Oliveira, que interpretou o Monge João Maria, figura importante na história do Contestado, em uma dramatização que retratou como eram as orações e bençãos que o monge realizava na região.

O evento trouxe ainda uma sessão de cinema com o filme O Nome da Rosa e uma oficina de desenho, com o artista Israel Checozi, que foi aberta à comunidade. Na oficina o artista trabalhou com os participantes as regras básicas que podem ser utilizadas para desenhar o rosto humano, além de dividir com a turma dicas e orientações sobre o tema.

As rodas de conversa foram realizadas em diversos horários e abordaram as experiências dos alunos com a leitura, lembrando seus primeiros livros lidos e os primeiros empréstimos realizados na biblioteca do campus. Ao final das rodas de conversa, os estudantes confeccionaram dobraduras em quais colocaram seus registros de livros lidos e títulos que mais marcaram suas vidas.

Os estudantes do primeiro ano dos cursos Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Informática, participaram da palestra A História do Livro, com o professor de história da unidade, Vitor Gregório, e com a bibliotecária e servidora do campus, Viviane Traversin. Após a exposição, os alunos participaram de uma conversa com o radialista local, Antonio Godoy, que falou sobre sua história como escritor.

Na tarde da quarta-feira (23), o evento saiu do prédio do campus e foi para as ruas da cidade, com a dinâmica Poesia na Praça. A equipe, formada por servidores e estudantes da unidade, abordou a população que passava pela área central da cidade e se ofereceu para realizar a leitura e declamação de poemas e poesias previamente escolhidos.

“Foi muito gratificante participar da atividade da semana do livro e da biblioteca, levando poesias para as pessoas e ajudando a despertar a sensibilidade em cada uma delas. Receber sorrisos, abraços e até lágrimas de emoção nos fez ver a importância desses momentos e de como a leitura pode unir as pessoas”, contou a pedagoga do campus, Andréa Mariano.

A literatura brasileira foi o tema da palestra ministrada pela professora da Unespar, Alexsandra Finkler, na quinta-feira (24), aos estudantes do quarto ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. A professora falou sobre a relevância da leitura para uma boa escrita e do poder terapêutico e relaxante que a literatura pode ter.

“A literatura nos humaniza, nos faz perceber outras realidades. Histórias são balsâmicas, curam feridas da alma, nos permitem ir com leveza a lugares terríveis”, mencionou Finkler.

A turma do quarto ano também foi homenageada, durante o evento, pela equipe da biblioteca da unidade, que preparou um vídeo parabenizando os estudantes por concluírem o curso ao final deste ano.

O evento foi encerrado, na sexta-feira (25), com uma apresentação de dança realizada pela Apae de União da Vitória e Porto União.

“Estamos muito felizes com a V Semana do Livro e da Biblioteca. Foi um momento de mostrar a toda a comunidade que a biblioteca do Campus União da Vitória é um espaço democrático de formação cultural, educacional e social, e de fortalecer a importância do livro e da literatura. Como diria Mário Quintana, “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas””, finalizou a servidora e uma das organizadoras do evento, Viviane Traversin.