Campus União da Vitória publica Plano de Ação de Retomada Presencial – Campus União da Vitória

Campus União da Vitória publica Plano de Ação de Retomada Presencial

O documento pulicado pela Comissão de Monitoramento e Prevenção da Covid-19 do Campus União da Vitória traz diversas orientações sobre o retorno presencial

O Campus União da Vitória divulgou, hoje (30), o Plano de Ação de Retomada Presencial que visa orientar os estudantes, servidores e a comunidade do campus sobre os procedimentos a serem adotados para o retorno às atividades presenciais na instituição, conforme autoriza a  Resolução nº 29 do Conselho Superior (Consup).

O Plano de Ação teve como base o Protocolo de Cuidados para a Prevenção da Covid-19 no Instituto Federal do Paraná – IFPR e o Plano de Contingência, elaborados pela Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação da Covid-19 no IFPR. O documento publicado pelo Campus União da Vitória também descreve as medidas sanitárias e as adaptações que estão sendo realizadas na unidade para dar início ao retorno gradativo e seguro de estudantes e servidores, além de definir as datas para cada uma das fases do Plano de Contingência.

Sobre as Fases do Plano de Contingência

O Plano de Ação do Campus União da Vitória traz as cinco fases descritas no Plano de Contingência; a Fase 1 é a que a unidade se encontra neste momento, com atividades presenciais restritas e com todos os setores em trabalho remoto.

No dia 04 de outubro, o campus entra na Fase 2 do Plano de Contingência, podendo ser realizadas atividades de orientação a estudantes com maior dificuldade de aprendizagem e com limitação de acesso aos meios digitais, além de estágios e pesquisas.

Em novembro inicia a Fase 3, com aulas presenciais para estudantes dos cursos superiores, respeitando o máximo de 18 alunos por sala e aulas híbridas para os alunos dos cursos técnicos.

Na Fase 4, marcada para começar em dezembro, todos os setores retornam ao trabalho presencial, em regime de escala e revezamento de servidores.

É na Fase 5, que se dará em fevereiro,  que todos os estudantes retornam para as atividades presenciais, respeitando a capacidade máxima de alunos por sala com distanciamento físico, até que todos estejam com a segunda dose ou dose única da vacina em dia.

Durante todas as fases do Plano de Ação o atendimento ao público será restrito, ocorrendo por meio de agendamento, via e-mail, a fim de evitar aglomerações e priorizando a segurança da comunidade interna da unidade.

A equipe que compõe a Comissão de Monitoramento e Prevenção da Covid-19 do Campus União da Vitória foi responsável pela elaboração do Plano de Ação e está trabalhando em todas as adaptações necessárias nos espaços físicos da unidade, como demarcações de distanciamento no piso, espaçamento de carteiras nas salas de aula, instalação de dispenser de álcool gel em todas as salas e espaços.

O Plano de Ação pode ser conferido na íntegra clicando no link.