Campus União da Vitória promove o Pint of Science, maior festival de ciência do mundo – Campus União da Vitória

pint of science

Campus União da Vitória promove o Pint of Science, maior festival de ciência do mundo

Publicado em

Copiado!

O Campus União da Vitória, em parceria como Growlers Choperia, traz pela primeira vez o festival de ciência Pint of Science, que ocorrerá por meio do canal do Youtube da unidade, dos dias 17 a 19 de maio, às 19h. Durante o evento, serão ofertadas palestras abordando temas atuais da ciência de forma leve e descontraída, dialogando com a comunidade acadêmica, curiosos e comunidade externa. 

A palestra de abertura, marcada para o dia 17 de maio, será ministrada pelo professor da Unespar e mestre em Genética, Giovani Cimbalukcom o tema Nanotecnologia, Meio Ambiente e Ciência Brasileira. Também será abordado durante o evento os produtos transgênicos e a ciência por trás da produção de vinhos.

Sobre o Pint of Science

O Pint of Science é um festival de ciência que acontece simultaneamente em 27 países e mais de 400 cidades ao redor do mundo. União da Vitória entrou nesse circuito e realizará a primeira edição nesse ano de 2021, totalmente de forma online, devido à pandemia de covid-19

Mas o que é esse evento?

Tradicionalmente ele acontece em bares e restaurantes e objetiva divulgar as pesquisas científicas de maneira descontraída e leve, aproximando os públicos acadêmicos e não-acadêmicos de temáticas importantes para a sociedade por meio do encontro de pesquisadores em ambientes divertidos, onde estabelecem um diálogo em que apresentam suas pesquisas e dialogam com a comunidade. O nome do evento – Pint – faz referência a uma medida – equivalente a cerca de 500 ml – tradicionalmente usada para se referir ao tamanho do copo em que a cerveja é servida em bares e pubs. 

A chegada do evento no Brasil ocorreu em 2015, na cidade de São Carlos, pela jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP). Logo o evento ganhou força pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas. 

Pint of Science em União da Vitória

Em União da Vitória, o evento teve sua primeira autorização de realização em 2020, com o apoio do Campus União da Vitória, por iniciativa do professor Alex Porn, que viu no evento uma possibilidade de oportunizar e incentivar a participação da comunidade científica local: instituições de ensino, faculdades, ONGs, universidades empresas públicas e privadas, para ampliar a divulgação da ciência e colocar a cidade na rota desse festival de visibilidade mundial. 

Além disso, o evento fomenta o comércio local, à medida que, em sua realização normal, ocorre em diversos bares e restaurantes, que abrem suas portas para acolher o Pint mantendo sua clientela tradicional e recebendo também os interessados nas palestras. Ressalta-se que as temáticas são escolhidas com base na realidade local e temas que tenham pertinência com as demandas da comunidade. 

“É nosso desejo poder criar dinâmicas, espaços e oportunidades para divulgar a ciência. Para isso, precisamos do apoio da comunidade acadêmica e das instituições públicas e privadas da cidade, para que União da Vitória continue no roteiro desse festival. Os profissionais que participarão são altamente capacitados e a programação foi pensada para realizarmos um brinde à ciência”, declara a professora e uma das coordenadoras do evento, Lorena Lima.

Cronograma do Evento

Dia 17/05 às 19h– Nanotecnologia, meio ambiente e Ciência Brasileira, com o professor da Unespar e mestre em genética, Giovani Cimbaluk

Dia 18/05 às 19h– Tem ciência no vinho? Da videira à taça, os pontos para um produto de qualidade, com a professora do IFSP e doutora em Ciência e Tecnologia Agroindustrial,  Marite Carlin Dalosto

Dia 19/05 às 19h– Semente ou fala a verdade sobre os transgênicos? A geopolítica envolvendo a vida vegetal, com o professor do IFPR e mestre em Dinâmicas Econômicas e Territoriais, João Luciano Bandeira

Topo