Campus União da Vitória e Unespar realizam o I Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários – Campus União da Vitória

eventos externos

O Campus União da Vitória, em parceria com o curso de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, realizam, de 27 de setembro a 11 de novembro, o I Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários: debates e interações com a educação básica.

O evento de extensão, que será transmitido pelo YouTube, tem como foco discussões e reflexões sobre o ensino, a pesquisa e a extensão na área de Letras, englobando os estudos de linguagem, línguas e literaturas para a educação básica, em especial para o ensino médio.

O objetivo do colóquio é oferecer à comunidade reflexões acerca do ensino de língua portuguesa e literatura na educação básica, bem como informar sobre as pesquisas na área , ampliar discussões e integrar as diferentes áreas que constituem o curso e o campo de Letras.

No evento, serão oferecidas palestras que promovam espaços reflexivos principalmente para os professores, tanto em formação quanto aqueles que já atuam em sala de aula.

“Nesta edição do evento, buscamos uma aproximação mais efetiva com outras instituições de ensino, da Educação Básica e do Ensino Superior, e com um público de diversas regiões do país e do exterior, para que seja possível a troca de experiências e reflexões entre os participantes”, explicou o professor de língua portuguesa do campus, Marcelo Amaral.

As inscrições para o primeiro dia do evento podem ser realizadas clicando no link.

Confira o cronograma provisório das mesas redondas:

Segunda-feira – 27 de setembro

Estudos literários
Título: O que ainda podemos dizer somente por escrito? Sentidos da literatura no estado mundial de barbárie
Participantes:

Prof. Anelito de Oliveira (UNIMONTES)

Prof. Fernando Salomon Bezerra (UEMG)

Prof. Luis Eustáquio Soares (UFES)

Mediação: Prof. Josoel Kovalski (UNESPAR)

Transmissão: link.

Inscrições: Formulário Eletrônico.

Quinta-feira – 14 de outubro

Contatos linguísticos, variação e diversidade

Título: Português e línguas em contato: descrição, variação e ensino

Participantes:

Prof. Loremi Penkal (UNICENTRO) / Mestre Edina Smaha (PPGL/UNICENTRO): A língua Talian e o Ucraniano na universidade: descrição e ensino

Prof. Claudia Lara (FURG): Variação linguística de/em contato no Sul do Brasil
Mediação: Prof. Michele Schneiders (UNESPAR)

Terça-feira – 26 de outubro

Estudos em Língua Inglesa

Título: Estudar inglês: a internacionalização do ensino e da pesquisa no brasil e sua divulgação

Participantes:
Prof.  Karina  de Moraes (PUC-PR): a internacionalização e a formação de professores.
Prof. Alessandra Bender (IFPR Campus União da Vitória) / Lucas Zapotoczny (UNESPAR): Atividades interculturais para a aula de Língua Inglesa: pesquisa e produção de material didático.
Prof.  Cleber Serafin (IFPR – Coordenação de Assuntos Internacionais): o processo de internacionalização institucional no âmbito do IFPR.

Mediação: Prof. Giselle Ludka (UNESPAR)

Quinta-feira 11 de novembro

Linguagens e suas interfaces
Título: A linguagem estética em processos de ensino, comunicação, inserção e inclusão

Participantes:

Prof. Rita Carvalho (Lycée International de l’Est Parisien/França): experiências a respeito do ensino de português e literatura brasileira para jovens franceses em um Liceu em região parisiense.
Mestre Cris Muñoz (UNIRIO): A linguagem da palhaçaria na atuação junto a crianças e adolescentes autistas (múltiplas linguagens não-verbais).
Cláudia Campos (Cie Varsorio e Espace Culturel des Arts du Masque/França): a máscara teatral e o corpo em cena como linguagem.

Mediação: Prof. Marcelo Amaral (IFPR Campus União da Vitória)