Câmpus União da Vitória do IFPR realiza manifestação de apoio aos profissionais da educação do Paraná – Campus União da Vitória

manifestação

Solidários aos profissionais da rede estadual de educação do Paraná, alunos, professores e técnicos administrativos do Câmpus União da Vitória do IFPR realizaram uma manifestação de apoio às vítimas de violência policial, ocorridas em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, na quarta-feira, 29 de abril.

Depois de percorrer as ruas do Centro da cidade segurando uma faixa, o grupo participou de atividade realizada pela Associação dos Professores do Paraná (APP), de União da Vitória, no auditório do câmpus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), assistiram a vídeos com as cenas de violência e ouviram depoimentos. Os professores presentes se emocionaram com a solidariedade recebida e declararam que esse apoio vindo dos estudantes é muito importante nesse momento de tristeza e de resistência.

Para a professora de espanhol e artes, Mara Gregório Kusma – que foi professora do estado -, a manifestação  foi em repúdio à violência usada contra os servidores estaduais. “Devemos repudiar a violência, seja de quem for, contra quem quer se seja. Temos que ensinar nossos jovens que podemos debater ideias, sem combater pessoas.”

Segundo a professora de sociologia, Cybelle Martins de Lara Cardozo, o objetivo de atividades como essa é demonstrar aos alunos que a história acontece agora, e não só nos livros que são utilizados em sala de aula. “A necessidade do protagonismo nas mudanças desejadas para o país também foi ressaltada na aula de hoje, deixando como aprendizado, a importância de nunca deixar de lutar por seus direitos.”