Campanha Setembro Amarelo tem atividades temáticas no Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

Setembro Amarelo

Campanha Setembro Amarelo tem atividades temáticas no Campus União da Vitória

O Correio Amarelo incentivou estudantes e servidores a escreverem bilhetes com palavras de encorajamento que foram distribuídos entre a comunidade interna do campus

Com foco na valorização à vida e diálogos que abordaram a questão do suicídio, o Campus União da Vitória realizou atividades alusivas à campanha Setembro Amarelo, na semana de 23 a 27 de setembro.

Foram preparadas diversas ações, ofertadas a estudantes e servidores da unidade, como sessões de relaxamento, biblioterapia, confecção de cartazes e post-its temáticos e palestras com o psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial de União da Vitória, Dennys Keyiti Shintaku.

As estudantes do terceiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Beatriz Silveira, Larissa de Assis e Sarah Tomal, integrantes do projeto O Grito da Alma, e Ana Paula Ruda, Emily de Lara e Jennifer Maurer, do projeto Os jovens e a depressão: a banalização midiática da doença, apresentaram seus projetos e falaram sobre os índices de depressão e suicídio e as formas de ajudar amigos e familiares que estejam enfrentando a doença.

“Muitas vezes temos contato com pessoas que confessam sentir o desejo de tirar a própria vida e ao invés de ajudarmos, julgamos. Dizemos que se tivéssemos a vida que aquela pessoa tem não pensaríamos em suicídio, que existem problemas maiores e mais sérios, mas julgar a dor do outro não resolve o problema, é necessário ouvir e ter empatia pelo sofrimento alheio”, mencionou Sarah.

Os projetos dos dois grupos participaram da V Mostra de Inovação, Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura do Campus União da Vitória, realizado no início do mês na unidade.

Também foi realizada a atividade Correio Amarelo, em que alunos e servidores do campus escreveram bilhetes com teor positivo que foram enviados por meio de carteiros pré-definidos. “Foi emocionante ver o impacto que esses bilhetes tiveram na vida de quem os recebeu, foram textos simples, mas que com certeza surtiram efeito na vida dos destinatários. Acredito que essa será uma ação que repetiremos no próximo ano”, avaliou o servidor João Hellinger, um dos organizadores do evento.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

No Campus União da Vitória a campanha tem sido realizada desde 2016.