Bibliotecária do Câmpus União da Vitória participa de capacitação sobre acessibilidade e Sistema de Bibliotecas – Campus União da Vitória

biblioteca

A bibliotecária documentalista do Câmpus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Elisangela Pires Bezerra, participou na semana de 22 a 26 de junho, em Curitiba, do Encontro das Equipes da Rede de Bibliotecas do IFPR 2015, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens).

Nos dois primeiros dias, foram realizadas discussões, por meio de videoconferência, sobre Acessibilidade em Bibliotecas e sobre o Sistema de Bibliotecas (Sibi), entre servidores do IFPR e profissionais de outras instituições. Nos outros três dias, foi ministrado o treinamento presencial, no Câmpus Curitiba, sobre o sistema Pergamum, contando com a participação de 18 servidores, de 17 câmpus diferentes. Esse sistema é utilizado para organizar e catalogar livros, facilitando – de forma integrada – a busca e consulta de alunos e profissionais.

“Encontros de formação como esse, que reúnem os bibliotecários de todos os câmpus, a maioria deles recentes na Instituição, são muito importantes, pois permitem que eles se conheçam e reforçam o caráter de trabalho cooperativo em equipe. O trabalho do Bibliotecário é bastante técnico, e encontros assim são imprescindíveis. Além disso, o software que utilizamos, o Sistema Pergamun, é muito sofisticado, o que requer treinamento constante”, afirma Evandra Campos Castro, Coordenadora Geral de Bibliotecas, da Proens.

Para a bibliotecária do Câmpus União da Vitória, foi uma oportunidade de conhecer os colegas bibliotecários de outros câmpus, de ter um diálogo e capacitação sobre o Sibi e o Pergamum, além da palestra sobre acessibilidade, que é essencial para o trabalho em biblioteca.

Confira a matéria completa no site da Reitoria: https://ifpr.edu.br/?p=100986