Aula prática de Basquete em Cadeira de Rodas é realizada no Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

Estudantes

Com o intuito de apresentar a modalidade de basquete em cadeira de rodas e discutir a acessibilidade, os estudantes do primeiro ano do curso Técnico em Meio Ambiente do Campus União da Vitória participaram, na segunda-feira(15), de uma aula com os atletas da Associação Paradesportiva de União da Vitória, Valmir Silvestre Souza e Sthefan Willens.

A aula foi dividida em duas partes, a primeira teórica, em que os atletas contaram suas histórias, falaram sobre o esporte, sobre a rotina do atleta com deficiência e sobre acessibilidade. E uma segunda parte totalmente prática, em que os desportistas mostraram como é o basquete em cadeira de rodas e disponibilizaram as cadeiras para que os estudantes pudessem praticar o esporte.

Para o advogado e atleta, Sthefan Willens, esse encontro entre estudantes e pessoas com deficiências é importante para acabar com o estigma da pessoa com deficiência.

“Eu entendo que essa integração é muito positiva, pois gera uma convivência que faz com que os alunos aprendam a como lidar com a pessoa com deficiência, desfaz aquele medo, aquela questão de como eu me porto quando estou falando com uma pessoa com deficiência”, explicou Willens.

Já para Silvestre, que está no basquete há 30 anos, e 27 anos jogando na equipe de basquete em cadeira de rodas do Orlando Magic, nos Estados Unidos, essa interação com os estudantes é muito gratificante pois mostra que a pessoa com deficiência consegue chegar nos seus objetivos, principalmente por meio da educação.

“Estar com essa garotada é muito bom, porque amanhã eles vão conhecer outras pessoas com deficiência e vão poder passar pra sociedade que não é aquela coisa de ‘coitadinho’ e que deficientes podem chegar ao seu objetivo”, pontuou Silvestre.

A aula de basquete em cadeira de rodas foi ofertada à turma na disciplina de Educação Física.